A Prefeitura de Vitória mudou as regras para o funcionamento das feiras livres em Vitória. Para diminuir o risco de contágio do Novo Coronavírus entre os frequentadores, haverá redução de 50% do número de barracas, criando um movimento de rodízio semanal entre os feirantes.
Outra medida importante divulgado é que, provisoriamente, estão suspensas as barracas de comida, como as de pastel, pão com carne e tapioca, entre outras.
Os feirantes acima de 60 anos e os portadores de doenças crônicas estão sendo orientados a não estarem nas barracas, podendo ser substituídos por outros familiares.
Para obter mais espaço no ambiente, as barracas serão distribuídas de forma alternada (não haverá uma em frente a outra), facilitando assim a movimentação mais espaçada dos frequentadores, evitando aglomerações.
Fornecimento
Na avaliação do secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, as medidas foram tomadas para garantir o abastecimento das famílias e serão avaliadas dia a dia.
“Neste momento, nossos cidadãos precisam estar em suas casas cumprindo um protocolo de saúde. Contudo, estamos preocupados com o abastecimento e o sustento de nossas famílias. Dia após dia estaremos avaliando a situação e novas medidas poderão ser tomadas”.
Cuidados
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) orienta que feirantes e consumidores tenham cuidados básicos ao frequentar as feiras.
– Vá às compras apenas uma pessoa por família Pessoas do grupo de risco e idosos com mais de 60 anos devem evitar ir à feira.Não levar crianças para as compras
– Utilizar luvas descartáveis. Ao terminar, descartá-las no lixo
– Mantenha-se a pelo menos um metro de distância das outras pessoas
– Se tossir, cubra a boca com o antebraço