Geral

Tecidos dão o toque ideal ao vestido de noiva

Tecidos dão o toque ideal ao vestido de noiva Foto: Divulgação

Se a indústria dos casamentos é uma das que mais possui opções para escolha, não é diferente quando o assunto é tecido para o vestido de noiva. Atualmente existem várias opções para a confecção do modelo que será usado no grande dia, cada um com textura, brilho, caimento e estilo diferentes. Por  isso, é importante que a noiva conheça um pouco sobre eles para saber qual irá atender melhor ao seu sonho.

Segundo Flávia Saade, proprietária da Libanesa Tecidos Finos, os primeiros itens a serem levados em conta pela noiva são o orçamento para a confecção da roupa e a preferência pelo tecido. “A noiva precisa ter o orçamento para cada item do casamento e com o tecido não é diferente. A partir disso, ela irá decidir entre os vários tipos de modelo, como renda, por exemplo, cetim ou tule. As opções atualmente são muitas”, explica Flávia.

A loja, na Praia do Canto, é uma das mais procuradas por noivas que preferem fazer o próprio vestido e possui vários tipos de tecidos, que vão desde a renda francesa, passando pela italiana e chinesa, aos vários tipos de cetim, tafetá e chantum. A Libanesa Tecidos Finos conta, ainda, com excelentes estilistas que oferecem assessoria completa quanto à escolha do tecido de acordo com o modelo desejado pela noiva.

Tecido para todos os estilos

Para as noivas que buscam o estilo mais tradicional, os tecidos mais procurados por elas são o tafetá, a renda e o cetim. Já as que preferem casamentos na praia ou no campo devem optar por tecidos mais fluidos e leves, como musseline de seda, que combinam com a proposta da cerimônia.

Flávia destaca que a escolha do tecido deve estar relacionada com a decoração, o horário e o local do casamento. Ela cita como exemplo o vestido de noiva usado por Kate Middleton em seu casamento com o príncipe William, da Inglaterra. “Nesse caso, o glamour do vestido estava justamente na escolha do tecido. Ela usou uma renda francesa sem brilho porque estava casando de dia. O menos foi mais, pois ela usou um vestido clássico e de acordo com o horário”.

O vestido dos sonhos

Mandar fazer o próprio vestido foi a solução que a bancária Ana Paula Ramos Morgan encontrou para usar o traje dos sonhos no seu casamento.  Em busca de um vestido que fosse tradicional, porém sem brilho, ela decidiu montar o seu próprio. “Eu vi numa revista um vestido que era do jeito que queria. Avaliei amostras de vários tecidos e discuti com a responsável pela confecção sobre qual era o ideal. Os bordados foram feitos à mão e ele ficou exatamente do jeito que eu queria”, conta Ana Paula.

O véu também merece atenção

O tule é, de longe, o tecido mais escolhido para o véu, mas atualmente ele também se divide em vários tipos. O tule irisado francês é um tecido mais nobre e bastante recomendado, já que possui um leve brilho. Caso a noiva queira usar uma mantilha, composta por tule com aplicações de renda nas bordas, é preciso que ela tenha cautela para não sobrepor o look do vestido. “Se o vestido é todo rendado, é bom que ela use apenas o véu, já que a mantilha pode pesar o conjunto”, orienta Flávia Saade.

Com que tecido eu vou?

Conheça um pouco dos principais tecidos usados na confecção de vestidos de noiva e avalie qual atende mais ao seu sonho de vestido.

Renda

O toque de glamour no vestido de noiva. Tecido transparente, fino, delicado e desenhado, pode ser usado na bainha do vestido, véu, mangas ou quem preferir pode optar por um vestido todo em renda. Se essa for a escolha da noiva, é importante que ela escolha um forro sem textura para ressaltar o desenho da renda ou usar o tecido para dar transparência ao colo e aos braços, como Kate Middleton. A renda é considerada extremamente chique e tradicional.

Seda

É um tecido de origem chinesa, famoso por sua maciez e brilho acetinado. As variedades são muitas, desde a natural, produzida dos casulos do bicho da seda, à sintética, feita a partir da celulose.

Tule

Muito usado para o véu da noiva e para dar volume às saias, o tule é uma malha fina e aberta e pode ser feito a partir de fios de seda, algodão ou fibras sintéticas.

Cetim

Conhecido por sua maciez, é um tecido brilhante e luxuoso, ideal para quem busca um caimento mais leve e vestidos ajustados ao corpo, mas não justos demais.

Tafetá

O tafetá é feito de fios de seda e possui um resultado uniforme e resistente, apesar de ser fino e acetinado. Seu aspecto meio amassado e brilhoso é ideal para quem busca uma saia volumosa.

Crepe

O caimento elegante e seu aspecto liso e macio fazem do crepe um dos tecidos mais usados em vestidos de noivas, pois dá um caimento elegante. É ideal para as noivas que desejam um vestido de noiva evasê, mas elas devem tomar bastante cuidado, se ficar muito justo pode rasgar.

Chiffon

Ideal para as noivas que querem casar no verão, uma vez que é um tecido leve e transparente. O chiffon também é recomendado para mangas esvoaçantes.

Zibeline

Ótimo para a confecção dos corpetes dos vestidos de noiva. Esse tecido contorna o corpo sem marcar e permite os cortes reto, rodado, sereia, evasê e outros. É um tecido nobre e possui um discreto brilho discreto.

Serviço:

Libanesa Tecidos Finos

Rua Aleixo Netto, 1.149, Praia do Canto, Vitória – ES

Tel: (27) 3225-5599