No Dia Internacional do Consumidor, nesta quarta-feira (15), a agência realizou uma ação para conscientizar sobre a qualidade do combustível e até a vazão da bomba de gasolina. Ao longo de todo o ano a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realiza fiscalização em diversos postos de combustível em todo o Brasil. A agência notifica os estabelecimentos em caso de confirmação de fraude.
O especialista em regulação da ANP, Marcelo Silva explicou que todo posto de combustível tem que ter os equipamentos para realização dos testes de qualidade e pelo menos um funcionário treinado, em cada turno, para atender ao pedido do consumidor.
O objetivo principal da ação é mostrar ao consumidor que ele tem direito de pedir que os testes de qualidade sejam realizados a qualquer hora, sempre que houver qualquer dúvida sobre o produto que está sendo comercializado.
Muitos motoristas procuram abastecer sempre no mesmo posto de combustível, mas, quando não tem como realizar o abastecimento no mesmo local, o teste da qualidade do etanol pode ser feito pelo próprio consumidor.
O técnico a ANP explica que toda vez que a bomba é acionada, o etanol circula em um compartimento transparente que fica próximo a bomba, justamente para que o consumidor consiga facilmente visualizar o combustível.