Os moradores de Domingos Martins estão recebendo a visita da vigilância ambiental para medidas de combate à dengue, chikungunya e zika vírus. O procedimento consiste na averiguação do local, para saber se os moradores estão tomando as medidas necessárias, e orientação.
As visitas fazem parte da campanha de conscientização da Prefeitura de Domingos Martins e acontecem periodicamente. No caso de lugares que não há registro de doenças relacionadas aos mosquitos, a visitação acontece duas vezes por ano e em locais onde já há registro são feitas quatro vistorias no ano.
Vale ressaltar que a visita dos técnicos é muito importante para colaborar no combate ao mosquito, mas também é dever da população se conscientizar e tomar medidas protetivas contra as doenças. Confira algumas para se prevenir:
1 – Elimine todos os focos de água parada
Os focos de água parada são os principais facilitadores para reprodução dos mosquitos e facilitam a aproximação deles com as pessoas. Procure-os em sua casa e acabe com todas as possibilidades de reprodução.
2 – Use repelente
Para muitas pessoas o uso do repelente se restringe apenas a passeios na mata, trilhas e viagens para lugares rurais, mas isso não é uma verdade. O uso do repelente é essencial a qualquer momento e lugar, principalmente para as crianças.
3 – Use barreiras
Uma recomendação muito comum de especialistas é usar barreiras contra os mosquitos, mantendo portas e janelas fechadas e usando telas de mosquito. Os mosquitos agem mais durante a noite, mas é preciso se prevenir em qualquer horário do dia.
4 – Fique de olho nos sintomas
Se as técnicas de prevenção não forem efetivas, é preciso estar de olho nos sintomas, como febre e dor no corpo, e procurar um médico o mais rápido possível. Dengue, chikungunya e zika são doenças muito rápidas e podem ser fatais se não tiverem tomados os cuidados necessários.