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Tecnologia e inovação na educação: Desafio ArcelorMittal de Robótica prepara jovens para o futuro

A segunda edição da competição, promovida pela ArcelorMittal em parceria com o Sesi, destacou o uso sustentável dos recursos hídricos com soluções práticas e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal
Bernardo Enne, Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, conversa com os participantes do segundo Desafio ArcelorMittal de Robótica, no Sesi Jardim da Penha.

A robótica está moldando o futuro do mercado de trabalho e, no Espírito Santo, a A robótica está moldando o futuro do mercado de trabalho e, no Espírito Santo, a ArcelorMittal está à frente de iniciativas que aliam educação, tecnologia e inovação para capacitar a nova geração. No último sábado (19), a empresa realizou em parceria com o Sesi a segunda edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica, reunindo 120 estudantes divididos em mais de 20 equipes para apresentar soluções inovadoras voltadas à gestão sustentável de recursos hídricos.

O evento, que ocorreu no Sesi Jardim da Penha e envolveu também alunos do Sesi Maruípe, foi mais do que uma simples competição entre jovens talentos. Ele serviu como um verdadeiro laboratório de inovação, preparando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II para os desafios que o futuro do mercado de trabalho trará. Além de desenvolverem suas habilidades em áreas como programação e design, os estudantes foram desafiados a pensar criticamente sobre problemas reais e a propor soluções viáveis que poderiam ajudar no futuro da sociedade.

Segundo Bernardo Enne, Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, a escolha do tema hídrico reflete a importância desse recurso tanto para a indústria quanto para a sociedade. “A água é fundamental para a vida e para a produção de aço. Para produzirmos nossos aços inteligentes, precisamos de água no processo produtivo, além de garantir a segurança hídrica para os 10 mil colaboradores que atuam diariamente na nossa indústria. E, diante da crise hídrica, este é um momento de grande relevância para discutir como a indústria pode se alinhar com práticas sustentáveis e de menor impacto ao meio ambiente”, comentou Bernardo.

Educação e indústria conectadas 

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal
Projeto de alunos do Sesi é avaliado pelos jurados durante a segunda edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca de jurados especializados, incluindo profissionais da ArcelorMittal. Eles exploraram soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em diversos aspectos da gestão hídrica, como digitalização de processos e desenvolvimento de aplicativos, conectando o aprendizado escolar com o mundo real. “Essas iniciativas aproximam os alunos da indústria e mostram como o conhecimento que eles adquirem na escola pode ser aplicado na prática”, disse Bernardo, reforçando a importância de criar um vínculo entre a educação e o setor industrial.

O Desafio de Robótica também se destaca como uma plataforma para inspirar os jovens a considerarem carreiras em áreas estratégicas para o futuro, como engenharia e ciência de dados. A ArcelorMittal tem investido na formação de futuros profissionais, buscando aumentar a participação feminina no setor, além de desenvolver engenheiros e cientistas de dados que possam contribuir para a transformação digital da empresa. “Esses jovens são o futuro. Queremos capturar esse talento e, no futuro, vê-los trabalhando em nossa empresa”, afirmou Bernardo, enfatizando o papel da robótica como um caminho de inclusão e desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado.

Outro ponto alto do evento foi a aplicação da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que permite aos alunos aprenderem de forma mais interativa e prática, conectando o ensino ao cotidiano. Essa abordagem já faz parte da realidade educacional do Sesi e tem sido uma ferramenta importante para engajar os alunos. “Essa metodologia adapta o ensino à nova geração, que já está imersa nas novas tecnologias e ferramentas digitais”, explicou Bernardo.

Um futuro construído com inovação e colaboração 

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal
Josefina Prezentino, Gerente Regional do SESI Vitória, fala sobre a importância do Desafio para os alunos do Sesi.

O evento permite que os estudantes desenvolvam competências essenciais, como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico, ferramentas fundamentais para a formação de futuros profissionais. Além disso, há um grande estímulo pela conexão e troca de conhecimento entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Durante toda a fase preparatória para o Desafio, os participantes puderam contar com a mentoria das equipes já existentes do Sesi, como a Legotrix, The Walking Lego e os Pocadores. Essas equipes de robótica são formadas por alunos mais experientes e já foram premiadas em torneios estaduais, nacionais e internacionais, sendo também patrocinadas pela ArcelorMittal.

Segundo Josefina Prezentino, Gerente Regional do Sesi Vitória, um dos grandes diferenciais dessa iniciativa é o protagonismo dos alunos em todo o processo. “Aqui no Sesi, trabalhamos para ir além do conteúdo tradicional. Em nossos projetos, a robótica entra como uma ferramenta transversal, permitindo que os alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens. Eles aprendem a negociar, a trabalhar em equipe e a desenvolver soluções em situações de pressão, algo que os prepara diretamente para os desafios do mercado de trabalho,” explica Josefina. Esse formato dinâmico, que envolve metodologias ativas e muita tecnologia, reflete o compromisso com a formação de jovens alinhados com as necessidades do mundo atual.

Preparados para desafios mundiais 

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal
Enzo Abreu e Diego Ribeiro, alunos do Ensino Médio no Sesi Jardim da Penha, fazem parte da equipe Pocadores.

A parceria e o incentivo da ArcelorMittal no desenvolvimento desses jovens estudantes vão além do evento de Robótica, transcendendo fronteiras. A equipe Pocadores, patrocinada pela empresa, conquistou um prêmio inédito no campeonato mundial da F1 In Schools de 2023, na categoria escrutínio (scrutineering), que avalia o projeto do carro com base em critérios rigorosos de dimensões, design, inovação e engenharia. No campeonato, promovido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes são desafiadas a desenvolver soluções criativas e práticas para uma corrida de carros em miniatura, envolvendo desde a criação da escuderia até a competição nas pistas.

Para os alunos Diego Ribeiro e Enzo Abreu, do SESI Jardim da Penha, que fazem parte da equipe atual dos Pocadores, experiências como essa os preparam para o futuro. O Diego, do 2º ano do Ensino Médio, sonha em seguir a carreira de engenharia e compartilha: “Nesse projeto de robótica, aprendemos a nos portar em um ambiente de trabalho, a nos comunicar melhor e a trabalhar em equipe. Na minha área, estou aprendendo na prática coisas que vou usar no mercado de trabalho, como análise e o uso de softwares como AutoCAD. Com essa experiência, me sinto mais preparado para quando chegar a hora.”

Já Enzo, aluno do 1º ano do Ensino Médio, destaca como a criatividade e a inovação são constantemente incentivadas: “A cada temporada, precisamos inovar e pensar em novas soluções, o que desenvolve não só o raciocínio lógico, mas também a criatividade. Isso será útil não apenas para nós, mas para o mundo. Estamos criando ideias que podem ser aplicadas no futuro.”

Inovação e protagonismo desde o Ensino Fundamental 

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal
Equipe de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II apresenta seu projeto ao público do evento.

Um ponto de destaque do Desafio de Robótica é o fato do evento envolver estudantes de diferentes faixas etárias, engajando jovens desde o Ensino Fundamental. As alunas Alice Caetano de Souza e Eloá Rocha, do 6º ano do Sesi, mostram que a robótica e o aprendizado podem ser divertidos e enriquecedores para todas as idades, indo além do conteúdo acadêmico. “Achei muito legal a escola e a ArcelorMittal fazerem em conjunto essa organização. Aprendemos muito e foi desafiador. Visitamos a unidade Tubarão e fiquei impressionada com a grande área verde que tinha lá”, comenta Eloá.

Alice fala sobre os desafios e a superação: “Achar a ideia do projeto foi a nossa maior dificuldade. Queríamos trazer uma solução sustentável para a purificação de água, mas enfrentamos muitos desafios. No final, com toda a orientação que tivemos, deu tudo certo e conseguimos realizar o projeto.”

Uma iniciativa com impacto duradouro

O sucesso do Desafio de Robótica deste ano já lança expectativas para a próxima edição. Segundo Josefina Prezentino, a intenção é ampliar o alcance do evento, envolvendo ainda mais alunos e escolas, além de explorar novos temas ligados à sustentabilidade e à inovação. “O engajamento dos alunos foi incrível. Em poucos minutos, as inscrições para esta edição se esgotaram, o que mostra o quanto os estudantes estão envolvidos e interessados em participar desse movimento”, complementa Bernardo Enne, Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal.

O Desafio de Robótica ArcelorMittal é parte de uma estratégia contínua de desenvolvimento de talentos e de construção de um mundo mais sustentável, tecnológico e inclusivo. Iniciativas como essa são, sem dúvida, um exemplo de como a tecnologia e a educação podem caminhar juntas para criar soluções sustentáveis e preparar a próxima geração de profissionais que irão liderar o mercado de trabalho. E com os olhares já voltados para o futuro, o evento promete continuar inspirando e impulsionando jovens talentos capixabas.