Cidadãos de Cachoeiro, agora podem registrar suas reclamações, denúncias, sugestões, elogios e informações de caráter geral sobre a conduta de guardas municipais.
Está em funcionamento o canal oficial de atendimento da prefeitura, o site da Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro.
Órgão independente da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), a Ouvidoria é composta por cidadãos que não ocupam o cargo de guarda municipal. O objetivo é usar medidas disciplinares contra agentes da Guarda Municipal que praticam uso de força excessiva ou desnecessária, abuso de autoridade, descortesia ou linguagem ofensiva.
Qualquer pessoa que foi vítima ou presenciou um ato de indisciplina de um guarda municipal pode registrar uma reclamação perante a Ouvidoria, independente da idade. Não é necessário saber o nome do guarda municipal para fazer uma reclamação. No caso de incapazes, o oficial administrativo poderá ter a autorização dos pais ou responsáveis durante a entrevista.
Atendimento
O cidadão deve entrar no site da prefeitura www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriaguarda, clicando no link da Ouvidora da Guarda Civil Municipal, localizado na página principal.
Caso queiram fazer a queixa pessoalmente, pode comparecer á Sede que fica na rua João Monteiro, nº 38/40, bairro Ferroviários.
Se quiser praticidade, pode entrar em contato pelo telefone 3155-5290 ou 0800-283-7357 no horário das 8h às 16h, e por carta.
Após o registo de uma reclamação, um oficial administrativo entra em contato em até 48 horas contadas do recebimento da reclamação. Esse oficial administrativo terá em mãos sua reclamação para começar os procedimentos. É feita uma uma investigação imparcial sobre o fato relatado na reclamação e remete suas conclusões à Corregedoria da Guarda Municipal, para tomar as devidas providências.