Geral

Tem café de rapadura, com gim e até limão. Aprenda a fazer 5 tipos diferentes!

Quente ou gelado, para o café da manhã ou a happy hour, há café para todos os gostos. Mas tudo começa com um coado bem feito. Aprenda a fazer um perfeito em casa

O café é uma bebida apreciada por muitos brasileiros  Foto: R7

Nada melhor do que um café fresquinho logo pela manhã não é mesmo? Aprenda cinco receitas deliciosas e faça em casa mesmo! 

 CAFÉ COADO

Preparo

 Esquente a água. Ela não precisa chegar a ferver: o ponto ideal para desligar o fogo é no estágio das pequenas bolhas (90ºC a 92ºC). Se você puder usar mineral, melhor, mas água filtrada funciona perfeitamente; só não use água diretamente da torneira, por conta do excesso de cloro. 

 Escalde o coador de pano com a água quente (dica: se você deixou a água ferver, não se incomode: ela vai chegar à temperatura ideal enquanto você escalda o coador). Descarte a água usada. 

 Coloque o pó de café no coador. 

 Comece a despejar a água quente no centro do coador e vá fazendo movimento circulares. Isso ajudará a mexer o pó de café e dispensa a necessidade de mexer com a colher. Deixe a água escoar completamente. 

 CAFÉ DE RAPADURA

Preparo

 Receita de tradição caipira e perfeita para quem não resiste a um café docinho.

 Corte a rapadura em pedaços bem pequenos ou moa.

 Coloque a água para ferver com a rapadura. Caso junte espuma, retire com uma escumadeira.

 Coloque o pó no coador de pano e adicione a água

 IRISH COFFEE

Preparo

Bebida certeira para os dias mais frios, mistura o café quente com uma dose de uísque irlandês. O preparo do irish coffee tem um truque, que é misturar o açúcar e o uísque ao café bem quente (pode ser expresso ou café coado) e depois cobrir a bebida com creme de leite batido bem espesso até o topo do copo. O irish uísque é mais leve e frutado que o uísque escocês. É feito a partir da mistura de cevada não tostada e não defumada e envelhece por até 12 anos. Mas use o uísque que preferir.

 Bata o creme de leite até ficar firme.

 Misture o café quente com o uísque e o açúcar. Mexa bem.

 Cubra o café com o creme de leite batido, alise o topo com o fundo de uma colher grande. Sirva.

 CAFÉ GELADO COM MEL E LIMÃO-SICILIANO

Café gelado é gostoso sim – vale experimentar. Esse aqui, feito na coqueteleira, não fica aguado porque fica em contato com o gelo durante pouco tempo. Tudo é feito na coqueteleira, rápido e fácil. Como o café fica em contato com o gelo durante pouco tempo, a bebida não fica aguada. O mel deixa o resultado delicado e as raspas de limão-siciliano, refrescante. Você pode usar o cítrico que tiver em casa: limão-siciliano, taiti, galego ou cravo, laranja, grapefruit…

Preparo

 Faça o café coado, conforme o seu costume.

 Coloque o café, as raspas de limão e o mel na coqueteleira. Preencha com gelo (use os maiores cubos de gelo possíveis, para não derreter e o café ficar aguado). Misture bem até a coqueteleira gelar. 

 Sirva sem o gelo.  

 SIL RED COFFEE

Um drinque mais complexo, para quem gosta de se arriscar na coquetelaria e explorar sabores e técnicas. Leva café, gim e dois tipos de chá.

 Comece preparando a tintura de café: misture o pó de café e o gim e deixe descansar por três horas. Depois, coe e acrescente o chá. Deixe descansar por mais uma hora. Coe e reserve a bebida.  

 Encha um copo longo com gelo, coloque o chá gelado, a tintua de café e complete com gim tônica. Mexa delicadamente e sirva.