Essa é a maior preocupação da mãe do Júlio, de 5 meses. Ela precisa trabalhar e o pequeno precisa ir para uma escola. A questão é que, apesar das muitas opções espalhadas pela cidade, as mensalidades cobradas estão além do que ela pode pagar. Uma angústia que afeta a muitas famílias.
E aí vem a pergunta: “É possível encontrar uma escola que ofereça educação de qualidade e com preço justo?”
Para orientar as famílias nesse momento de tantas dúvidas, fomos entrevistar Roberta Bonelli, que tem larga experiência em administração escolar. E ela já começa dizendo que essa escola existe.
Roberta Bonelli – A escolha de uma escola não pode ser feita somente pelo valor, mas sabemos das dificuldades de muitas famílias para equilibrar o orçamento familiar. A boa notícia é que existe sim educação infantil com preço justo e com atendimento que se traduz em qualidade de ensino. A questão é identificar na escola pontos fundamentais que fazem toda a diferença no processo de escolha.
O QUE OBSERVAR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Primeiro, a família deve checar as condições mínimas para cuidar de um bebê ou uma criança: ambiente limpo, alimentação equilibrada, experiência da instituição, proposta pedagógica, atividades oferecidas, local seguro e em ordem e profissionais preparados. A escola também deve ter uma área iluminada, parquinho e, se possível, que tenha piscina. Livros e brinquedos devem ficar disponíveis, à altura da criança.
Também é fundamental que os pais observem o que é oferecido no currículo. Escola infantil de qualidade oferece diversas atividades e não cobram a mais por isso. Natação, aula maker, música, artes… já devem ser curriculares e não extras, aumentando a mensalidade. E lembrem-se: a escola é infantil, mas é uma escola, e as crianças a partir de 4 meses devem ser constantemente estimuladas para seu desenvolvimento.
E em tempos modernos, devemos estar atentos também ao ensino de uma segunda língua. É importante que as famílias procurem saber se a escola oferece a língua inglesa no currículo. Afinal, a melhor forma de absorver um novo idioma é aprendendo desde cedo.
Já dizia nossa mãe que a melhor escola é a perto de casa. Sim, a localização é importante para facilitar a rotina familiar. Isso também deve ser considerado.
Outro ponto importante é a forma como a escola se comunica com a família, como os pais podem acompanhar o dia do filho. Vale perguntar se dispõem de aplicativos para conversas diárias com a professora. Parceria família x escola é fundamental para o desenvolvimento da criança e para a tranquilidade dos responsáveis.
EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO É BRINCADEIRA
Os primeiros anos de vida são os mais importantes, quando se fala em desenvolvimento. É na educação infantil que se desenvolvem competências que acompanharão o sujeito por toda sua vida. Para se tornarem adultos felizes e realizados, a primeira infância é determinante.
Neste período as crianças precisam ser bem nutridas, saudáveis, capazes de interagir e de se comunicarem com habilidade. Para que isso ocorra, a vivencia na escola é o ideal.
SEU FILHO É ÚNICO
Finalizando a diretora de escola Roberta Bonelli afirma:
“E nunca esqueça: ao decidir pela primeira escola para seu filho, escolha aquela onde ele será tratado como individuo único e não como mais um na sala de aula. Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e isso deve ser respeitado. Acredite, a escola ideal existe e você pode pagar por ela”.