Segundo a previsão dos adeptos da teoria o fim do planeta será em 23 de abril. Eles afirmam com base em uma passagem bíblica do Livro Apocalipse.
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz”, diz o verso 12, capítulos 1 e 2 do livro de Apocalipse.
As teorias explicam que a mulher da passagem representa a constelação de Virgem. Em 23 de abril, o Sol e a Lua estarão em Virgem, assim como o planeta Júpiter, que seria o Messias. Embora esse alinhamento aconteça a cada 12 anos, outro alinhamento planetário simultâneo, que representa o Leão de Judá, vaticina que esta será a última vez.
Outro fator é que o sistema planetário mitológico conhecido como Planeta X ou Nibiru aparecerá no dia 23 de abril, explicou o adepto destas teorias David Meade ao jornal britânico Express.
Segundo os cientistas a NASA rejeitou a existência do Planeta X em 2010, alegando ser uma fantasia, quando teóricos afirmaram que o planeta atingiria a Terra em 2012. ”Não há fundamento para essas anunciações. Se Nibiru, ou o Planeta X, fosse real e se direcionasse a um choque com a Terra […], os astrônomos teriam monitorado isso pelo menos durante a última década e agora seria possível ver o tal planeta a olho nu. Obviamente, isso não existe”, explicou a agência espacial dos EUA.
Jonathan Sarfati também é adepto da teoria e disse que o alinhamento celestial, que supostamente marca o fim dos dias, também é extremamente raro. “O fenômeno aconteceu quatro vezes no último milênio e ainda estamos aqui”, comentou ele.