Após atualização do Plano de Contingência que contém o gerenciamento operacional de crises na Terceira Ponte, será realizado uma simulação no próximo dia 9, um domingo, das 7h às 9h da manhã, para avaliar as ações individuais de diversos órgãos para casos de emergência no trecho.
A medida visa impedir que usuários fiquem presos na ponte por longos períodos, como aconteceu em setembro, em que a ponte ficou interditada por oito horas.
Vão participar da simulação os membros do grupo de trabalho formado pela Agência de Regulação dos Serviço Públicos do Espirito Santo (Arsp), Ministério Público do Espirito Santo (MPES), Rodosol, Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo, Policia Militar do Espirito Santo (PMES) e Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha.
A data foi escolhida estrategicamente para possibilitar a implantação, na prática. das ações planejadas e causar o minimo de transtorno aos usuários da Ponte, já que aos domingos pela manhã, o fluxo de veículos é reduzido. Orientamos aos usuários que necessitem transitar entre os municípios de Vitoria e Vila Velha neste horário que utilizem como via alternativa a Segunda Ponte
No dia serão simuladas as ações de identificação de situações de crise (como os casos de tentativa de suicídio) durante as quais o operador de tráfego da Rodosol identifica a ocorrência por meio das imagens captadas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional e comunica aos órgãos para inicio do atendimento e resgate.
Após identificada a ocorrência, instaurada o grau da crise e comunicadas as partes, serão iniciados os procedimentos para esvaziamento da Ponte, por meio da abertura dos gates instalados ao longo da Ponte, interdição da Praça de Pedágio em Vitória e dos acessos à Ponte em Vila Velha, bem como os desvios de trânsito para as vias alternativas. Estas ações envolverão o Corpo de Bombeiros, BPTran e guardas municipais de Vitória e Vila Velha.