Geral

Terceira Ponte terá interdição parcial a partir desta terça-feira

A informação foi divulgada nas redes sociais pela Rodosol, concessionária responsável por administrar a via

Foto: Reprodução

A Terceira Ponte, via que dá acesso aos municípios de Vitória e Vila Velha, será parcialmente interditada a partir desta terça-feira-feira (04). A informação foi divulgada pela Rodosol, concessionária responsável pela ponte, que publicou um aviso para alertar os motoristas. O motivo são as obras de ampliação e melhorias que acontecem na via.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (04). Segundo a empresa, a interdição acontece, entre 21h e 06h, pelos próximos quatro dias: de terça (04) até sexta-feira (07), além de domingo (09).

Obras na Terceira Ponte: ciclovia e aumento de 40% na capacidade de trânsito

No último dia 23 de dezembro, mais uma etapa das obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida, como o anteprojeto foi batizado, começou a ser feita. Na ocasião, teve início a concretagem do piso da ciclovia.

A Ciclovia da Vida, propõe a instalação de uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, irá fazer a barreira de proteção ao suicídio.

Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade de proteção será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

As obras começaram em julho deste ano com a montagem da plataforma que funciona como o andaime para execução dos trabalhos. Com parte da estrutura metálica da ciclovia já fixada, foi possível dar início aos serviços.

Os ciclistas que desejarem passar pela ciclovia da Terceira Ponte, que começou a ser concretada nesta terça-feira (23), não irão pagar nada. O acesso, de acordo com o Governo do Espírito Santo, não terá qualquer tipo de cobrança.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana do Espírito Santo, haverá um controle do acesso dos ciclistas, no entanto, o formato ainda está em definição.

O projeto está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é a empresa responsável pelas obras, contratada pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão das obras é maio de 2023.

O serviço contempla a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação da ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

Leia também: Ampliação da Terceira Ponte: ES recebe primeiras estruturas para iniciar obras