Em fotos divulgadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES), órgão responsável pela obra do Terminal de Itaparica, o usuário do transporte público pode ver que o projeto arquitetônico do local será diferente dos demais terminais na Grande Vitória. A previsão de entrega da obra é até o fim de 2020, ou seja, são mais 16 dias.
O terminal vai continuar operando na mesma capacidade que tinha anteriormente. O serviço executado, segundo o DER, é de reconstrução e não ampliação. O Terminal de Itaparica terá 37 baias por onde deverão circular 32 linhas. A estimativa é de que, diariamente, cerca de 55 mil passageiros deverão transitar no local.
A obra do terminal vai contemplar a instalação de uma membrana tensionada na nave principal e em duas marquises para proteção dos usuários que forem embarcar nos coletivos.
A proposta do Departamento é que a nova cobertura apresenta maiores dimensões com uma tecnologia inovadora, proporcionando uma estrutura mais leve e integrada à paisagem urbana. O DER ainda ressalta que a mesma tecnologia foi aplicada em obras de grande porte no País, como a cobertura do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o novo paddock do circuito de Interlagos, em São Paulo.
Após dois anos
Com a interdição, 30 linhas que operavam no Terminal de Itaparica foram transferidas, sendo cinco para o Terminal do Ibes e 25 para o de Vila Velha, que ficou sobrecarregado. Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias.
De acordo com o departamento, as obras de reconstrução do Terminal Itaparica, que a priori seriam entregues em outubro, tiveram um atraso em função da pandemia da covid-19. Por conta da dificuldade operacional, devido ao novo coronavírus, o prazo foi estendido até 31 de dezembro de 2020.
Segundo o DER-ES, a preparação da área reconstruída, demolição de estruturas antigas e reforço dos pilares já estão concluídas. Em agosto, o governador Renato Casagrande (PSB), havia visitado as obras e se manifestou com otimismo nas redes sociais. Na ocasião, ele também prometeu que uma parte do terminal, desativada desde 2017, estaria pronta para operar.