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Terminal Itaparica tem novo projeto com lonas tensionadas; instalação dura 4 meses

O diretor do Iopes, Luiz Cesar Maretto, afirma que o projeto tem tempo de execução reduzido e deve transformar o terminal em 'ponto turístico'

Foto: Divulgação/PMVV | Divulgação/Solflex

A interdição do Terminal Itaparica, em Vila Velha, pode estar com os dias contados. Após mais de 6 meses fechado por apresentar risco para os passageiros e profissionais, o terminal rodoviário tem um novo projeto que conta com a implementação de lonas tensionadas. Segundo o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), a instalação desse material dura entre 3 e 4 meses.

O diretor do Iopes, Luiz Cesar Maretto Coura, afirma que o projeto da lona tensionada está sendo desenvolvido por uma empresa de Minas Gerais. Segundo Coura, na próxima semana, a empresa vai apresentar o projeto pronto para conhecimento dos custos. O diretor diz que após essa apresentação, será iniciada a etapa de contratação dos serviços, que dará início às obras. 

“Quando chegamos ao governo, estava em curso a demolição da cobertura do terminal, mas também havia um contrato para execução do projeto do novo terminal. Me reuni com a empresa que estava fazendo o projeto e pedi para que fossem utilizados os mesmos pilares que já estão lá. Além disso, sugeri que avançassem no projeto utilizando lona tensionada”, explica.

De acordo com o diretor, após a reunião, um estudo foi feito para analisar as possibilidades de uso desse material. “Nós medimos as ações do vento no entorno e avaliamos a possibilidade de uso da lona tensionada. Esse material é resistente e possui uma boa espessura”, garante.

Questionado se a medida seria uma solução paliativa, Luiz Cesar nega e esclarece que a instalação da lona é definitiva. “Se nós continuássemos no projeto normal, seriam dois anos para reabrir o terminal. Existem outras melhorias que também serão feitas durante o período das obras. Essas são coisas simples que podem ser feitas em conjunto à instalação da lona. Além disso, o terminal vai ficar muito bonito e moderno. Vai virar ponto turístico [risos]”, finaliza.

Interdição

O terminal foi interditado no dia 20 de julho do ano passado, após a divulgação de um laudo que apresentava risco para os passageiros e profissionais que atuavam no local. Na época, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), informou que a interdição preventiva visa regularizar problemas na execução do projeto original.

Com a interdição, 30 linhas que operavam no Terminal Itaparica foram realocadas para os Terminais Ibes e Vila Velha, além da Rodoviária do município. Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias.

Para os usuários do sistema Transcol, o problema se torna ainda maior quando se somam à lotação dos terminais que permanecem em atendimento, longas filas e ônibus cheios. Muitos passageiros ainda relatam que o percurso para o trabalho ou faculdade ficou maior e mais demorado.