A Torta Capixaba é um prato tão enraizado no Espírito Santo que até Pero Vaz de Caminha citou nas cartas sobre o hábito dos índios de comerem uma mistura de frutos do mar com palmito. Apesar de a iguaria indígena não ser a torta que conhecemos hoje, podemos dizer que aquela mistura deu origem a nossa torta capixaba atual.
Criado pelos índios e aperfeiçoado pelos portugueses, o prato é também uma forma de unir familiares à mesa no domingo de Páscoa. Com o passar dos anos, a torta foi se adequando aos mais diversos paladares, gostos e bolsos. Para aqueles que querem manter a tradição e o peso, o Folha Vitória consultou a nutricionista Tayca Vilela. A profissional deu dicas de uma receita saborosa e menos calórica. Confira três opções e escolha a sua favorita.
Torta capixaba light
Ingredientes:
900g de bacalhau dessalgado e desfiado
300g de palmito natural picado
100ml de azeite de oliva
200g de cebola picada
200g de tomate picado
2 maços de coentro
50g de colorau
6 ovos
2 limões
Sal com alho a gosto
Modo de Preparar
Em uma panela, aqueça o azeite e junte o colorau, o sal com alho, a cebola e deixe cozinhar. Em seguida, acrescente o bacalhau, o palmito e o coentro picado. Bata as gemas de três ovos e acrescente à massa para dar liga. Bata as seis claras em neve adicionando o restante das gemas e reserve. Unte com óleo uma panela de barro, coloque a massa, cubra com a clara e decore por cima com rodelas de cebola e azeitonas. Leve ao forno pré-aquecido a 150º, deixando assar por 20 minutos ou até dourar
Torta capixaba de repolho
Ingredientes
500 g de peixe salgado e desfiado
½ repolho médio ralado bem fininho
50 g de azeitonas sem caroço
½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de urucum (ou colorau)
3 ovos
2 cebolas
2 tomates picados
2 maços de coentro picados
1 maço de salsa picada
Sal com alho a gosto
Modo de preparo
Numa panela de barro, refogue no azeite uma parte das cebolas, a salsa e o sal com alho. Junte o tomate, o peixe salgado. Acrescente o repolho, o coentro e o urucum. Refogue um pouco mais.
Coloque metade das azeitonas e misture bem (o refogado deve ter pouco caldo). Bata bem as gemas e misture ao refogado para dar liga. Bata as claras em neve e cubra a massa.
Decore com rodelas de cebola e azeitonas inteiras. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que as claras fiquem secas e douradas. Sirva na panela de barro.
Torta Capixaba com jaca
Ingredientes
– 2 quilos de jaca cozida e espremida
– 500 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado
– 4 ovos
– Azeite
– Alho socado
– Duas cebolas médias picadas
– Coentro e cebolinha verde
– Azeitonas pretas
– Colorau
– Pimenta do reino
– Sal a gosto
Modo de fazer
Numa panela de barro, em fogo brando, coloque o azeite e doure o alho e a cebola com o colorau. A seguir, acrescente o bacalhau para refogar. Sempre mexendo, adicione a jaca espremida, a azeitona, os ovos e os temperos. A pimenta do reino e o sal devem ser usados conforme o costume de quem estiver fazendo a torta.Terminada a mistura, basta montar a torta. O que pode ser feito em uma panela de barro ou num tabuleiro. Espalhe a mistura no refratário escolhido, cubra com ovo batido e decore com anéis de cebola e azeitonas. Depois, basta levar ao forno pré-aquecido e esperar que a espuma fique corada.