Geral

Tradicional carnaval de Congo de Cariacica acontece no fim do mês

A celebração inicia com o cortejo à Nossa Senhora da Penha, na sede da banda de congo do Mestre Tagibe, em Roda D’Água

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Está marcado para o dia 29 de abril a tradicional celebração do Carnaval de Congo de Máscaras, que acontece em Cariacica. Como sempre foi, a festa é comemorada no feriado de Nossa Senhora da Penha. A programação começa a partir das 9 horas, em Roda D´Água, área rural da cidade.

A celebração inicia com o cortejo à Nossa Senhora da Penha, na sede da banda de congo do Mestre Tagibe, em Roda D’Água. Ao som de tambores, casacas e apitos, João Bananeira direciona as bandas, que se reúnem e se preparam para o início da missa congueira, realizada às 10h, no campo society próximo à sede da banda de congo Santa Izabel.

Após mais um cortejo, começam os shows e o encontro das bandas de congo, no Campo do América. A festa vai até as 18h, quando acontece o encerramento oficial, com a música “Ave Maria” acompanhada de tambores e show pirotécnico.

Confira a programação detalhada

9h – Saída em Cortejo à Padroeira do Estado do Espírito Santo “Nossa Senhora da Penha” da Sede da Banda de Congo do “Mestre Tagibe”. Cortejo entoado pelos cânticos, tambores e casacas das Bandas de Congo “São Benedito de Piranema”, “Santa Izabel”, “São Benedito de Boa Vista”, “Unidos de Boa Vista”, “Mestre Tagibe” e “São Sebastião de Taquaçuru”;

10h – Missa congueira com Padre Carlos da Paróquia do Bom Jesus no campo Society próximo à Sede da Banda de Congo “Santa Izabel”;

11h20 – Cortejo à “Nossa Senhora da Penha” junto as bandas de Congo de Cariacica até o Campo do América, área principal do Carnaval de Congo de Máscaras.

12h – Show de palco com a Banda “Céu do Congo”;

13h – Show de palco com a Banda “Água de Fulô”;

14h – Encontro das Bandas de Congo:

Cariacica: Bandas de Congo “São Benedito de Piranema”, “Santa Izabel”, “São Benedito de Boa Vista”, “Unidos de Boa Vista”, “Mestre Tagibe”, “São Sebastião de Taquaruçu” e “APAE – Cariacica”.

Serra: “Santo Expedito”, “Jacaraípe”, “Jovens de Manguinho” e “Pitanga”.

Timbuí: “Bandeira 1”.

Vila Velha: “Beatos de São Benedito”, “Mestre Alcides” e “Tambores de Jacarenema”.

Vitória: “Panela de Barro” e “Amores da Lua”.

17h – Apresentação no palco dos Mestres (a) das Bandas de Congo de Cariacica;

18h – Encerramento oficial com a “Ave Maria” acompanhada com tambores de Congo e show pirotécnico;

18h20 – Show de Carlos Oliveira e apresentação do novo álbum “Ser Feliz”, beneficiado pela Lei João Bananeira de Incentivo à Cultura de Cariacica.