O Centro Histórico e outros atrativos turísticos de Vitória estarão movimentados com a visita de turistas estrangeiros, nesta terça-feira (03), quando aportará no porto de Vitória o transatlântico internacional Sea Bourn Quest.
O navio de cruzeiro, de bandeira das Bahamas, trará a Vitória 450 passageiros e 330 tripulantes procedentes de 20 diferentes países. A embarcação ficará ancorada das 8h às 20 horas, tempo previsto para a partida.
Os turistas serão recepcionados por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), que atenderão os visitantes em um balcão de informação montado no Armazém 5 no terminal portuário. Ali também terão poltronas e cadeiras que servirão aos visitantes.
Passeios
Os passageiros receberão fôlderes, mapas, folhetos e guias turísticos da capital e também conhecerão eventos importantes, como o Carnaval de Vitória. Produtos artesanais típicos do Espírito Santo serão oferecidos aos visitantes estrangeiros, além de receitas da tradicional moqueca capixaba. Os turistas também terão a opção de comprar passeios para conhecer os atrativos turísticos capixabas.
A maioria dos turistas é americana, mas há passageiros do Reino Unido, da Austrália, da Bélgica, do Canadá, da França, da Nova Zelândia, da Suíça e da França. E ainda da Espanha, da Suécia, da Holanda e da África do Sul, entre outros.
Apoio
Para apoio à chegada do navio, agentes de trânsito e comunitários de Segurança, ambos da Guarda Civil Municipal, auxiliarão os visitantes na travessia das vias no Centro Histórico. Táxis também estarão de prontidão para aqueles turistas que preferirem passear pela cidade.
A expectativa é que centenas de turistas, entre passageiros e tripulantes, façam passeios turísticos em ônibus de receptivo pelos atrativos de Vitória, como o roteiro gastronômico, o Galpão das Paneleiras, as praias de Camburi e Ilha do Boi, a Enseada do Suá, além do Centro Histórico.
Parte do grupo também conhecerá Vila Velha e Domingos Martins. Segundo o subsecretário de Turismo, Felipe Ramaldes, uma estrutura foi montada para que os turistas sejam informados sobre as qualidades da cidade, como se deslocarem e o que levar de lembrança.
Integração
Ele destacou que a recepção de um navio de cruzeiro é planejada com antecedência e envolve o trabalho de secretarias que atendem áreas como turismo, segurança, transporte e saúde.
“Um trabalho conjunto sem o qual não poderíamos receber uma embarcação deste porte e com a devida segurança e oferta de serviços e produtos”, reforçou.
Ramaldes contou ainda que uma embarcação internacional é sempre mais uma oportunidade de apresentarmos nossa cidade da melhor forma para um público exigente em busca do pitoresco e único nas cidades por onde passam.
O Sea Bourn Quest partiu de Buenos Aires, na Argentina, para uma jornada de 35 dias passando pelo rio Amazonas, com destino ao porto de Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos.