Na próxima quarta-feira (20), será inaugurado, às 19h30, o mural “Trilhos da História”, uma intervenção artística feita em homenagem a personalidades cachoeirenses, na Linha Vermelha, próximo ao Museu Ferroviário Domingos Lage, na área central de Cachoeiro de Itapemirim.
Os motoristas que trafegam pelo local devem estar atentos às mudanças no trânsito. Para montagem da estrutura para inauguração do mural, haverá interdição parcial da Linha Vermelha, no trecho próximo ao Museu Ferroviário, nesta terça-feira (19), a partir das 21h.
Na quarta-feira (20), a partir das 19h, haverá interdição total da via. Após o encerramento, a interdição continuará parcialmente ao lado do Museu, até quinta-feira (21), ao meio-dia, para desmontagem da estrutura.
Painel artístico
Com aproximadamente 52 metros de extensão e seis metros de altura, o painel é resultado do edital de intervenções artísticas urbanas lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), em junho deste ano.
Para executar a pintura, formada por quatro telas, foram selecionados, por meio do edital, os artistas Rudson Costa, Jeferson Braga Martins e Starley Bonfim Silva.
Em uma das áreas, foram retratados os ícones Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio Cocco, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Arnoldo Silva. Em outra, personalidades folclóricas, como Maria Gasolina, Maria Fumaça, Moringueiro, Delicioso, Neném Doido, Geraldo e Agulha.
A terceira tela é composta por mestres da cultura popular, como João Inácio, Dona Canutinha, Dona Maria Laurinda, Dona Isolina, Mestre Salatiel e Mestre Volmir. Na quarta tela, foram homenageados Jece Valadão, Levino Fanzeres, Zozô, Rubem Braga, Newton Braga, Dedé Caiano e o escritor Evandro Moreira.
A intenção da Semcult é tornar o painel mais uma atração para visitação no corredor cultural formado pelo Museu Ferroviário, pela Casa de Cultura Roberto Carlos e pela centenária Ponte de Ferro.