Geral

Transmissão está em crescimento acelerado no ES, diz secretário sobre dados de pesquisa

A terceira fase do inquérito sorológico mostrou que, estatisticamente, mais de 295 mil capixabas já tiveram contato com a doença

Foto: Matheus Brum / TV Vitória

Os dados da terceira etapa do inquérito sorológico, realizado no início desta semana em 19 cidades capixabas, apontam que 295.733 pessoas já tiveram contato com a covid-19 no Espírito Santo. Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, o resultado mostra que a taxa de transmissão do vírus está em crescimento acelerado no Espírito Santo.

Na primeira etapa do inquérito sorológico, realizada em meados de maio, as estatísticas apontaram que haviam 84.391 infectados. “Na Grande Vitória, saímos de 55.224 [na primeira etapa] para 175.776; no interior, saímos de 6.526 para 51.391 infectados na projeção estatística do inquérito sorológico para o Espírito Santo”, disse o secretário.

Para Fernandes, o resultado aponta um descontrole no comportamento da pandemia no Espírito Santo e se não houver uma conscientização para o distanciamento social, a situação pode piorar. “A taxa de transmissão caracteriza um descontrole no comportamento da pandemia e um crescimento acelerado no comportamento da transmissão do vírus. Ainda não alcançamos o grau adequado de distanciamento social necessário para romper a cadeia de transmissão do vírus. É necessário que pratiquemos o distanciamento social de maneira mais radical, por decisão individual”.

O secretário destacou ainda que se não houver melhores índices de isolamento, o estado pode alcançar o nível extremo do mapa de risco, o que faria com que medidas mais rígidas fossem aplicadas em algumas localidades. “Sem evitar o contato direto entre as pessoas, não vamos conseguir vencer a pandemia e poderemos avançar, ao ponto de ter uma carga de doentes muito grande no sistema, chegando a 91% de ocupação nos leitos hospitalares. Os leitos salvam vidas vítimas da pandemia. Não vamos vencer a pandemia com leitos hospitalares. Vamos vencer com o distanciamento, com a ruptura da cadeira de transmissão”, destacou.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a terceira etapa do inquérito sorológico apontou que a maior parte dos resultados positivos dos testes aplicados em domicílio aconteceram em Serra (87), Vila Velha (84), Vitória (69) e Cariacica(60). 

A maior parte dos resultados positivos foram de mulheres. Sobre a faixa etária de todos os infectados, é maioria os casos entre pessoas de 41 a 60 anos. Os pardos também são maioria entre a população que testou positivo para a covid-19 nesta terceira etapa do inquérito. Tosse, fadiga e febre estão entre os sintomas apresentados pelos pacientes.

Veja a coletiva completa sobre os resultados da terceira etapa do inquérito sorológico: