Geral

Transplante: Guarda muda trânsito para ambulância levar coração até o Aeroporto de Vitória

Uma operação especial foi montada na quinta-feira (28) para que o órgão doado fosse entregue à avião da FAB, que seguiu para São Paulo

Foto: divulgação PMV

Sete veículos da Guarda Municipal de Vitória realizaram uma operação pelas ruas da capital na tarde desta quinta-feira (28) que chamou a atenção e tinha uma causa muito especial: fazer um coração doado chegar o mais rápido possível ao Aeroporto de Vitória, com destino a São Paulo.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi quem levou o ´órgão para o paciente que aguardava o transplante.

A operação começou no Hospital São Lucas, localizado no Forte São João, de onde partiu uma ambulância carregando o órgão. Cinco motos e duas viaturas do Grupamento Tático Operacional (GTO) foram acionadas para acompanhá-la e ajudar na liberação do trânsito.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No percurso, as viaturas abriram caminho entre carros, enquanto as motos fechavam ruas adjacentes. Giroflex e sirenes alertavam aos motoristas que havia urgência.

A ambulância percorreu 11 quilômetros, furando semáforos, passando por pontes e excedendo a velocidade permitida. Sempre com o apoio de outras equipes.

Percurso durou apenas 7 minutos

A operação mais do que especial fez com que a ambulância com o coração chegasse ao aeroporto em apenas sete minutos

No aeroporto, um avião da FAB aguardava para levar o coração para a cidade de Campinas, em São Paulo. Lá, ele foi transportado para um hospital, onde um paciente seria submetido ao transplante.

Esse tipo de operação é uma das atuações da qual o Grupamento Tático Operacional (GTO), da Guarda Municipal de Vitória, é treinado a realizar.

“São operações que, planejadas ou não, os agentes do GTO estão preparados para realizar. O objetivo é resguardar não somente o veículo que precisa se deslocar em urgência, mas também manter toda a segurança viária do percurso”, destaca Brunno Xavier, gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito.

O GTO é responsável por ações de fiscalizações, por exemplo de transporte escolar, veículos de cargas, blitzes em geral, e de ações de batedores para deslocamento de autoridades. E também ajuda um coração a chegar em segurança. 

Leia também: Mulher fica ferida em show de fogos de artifício no ES e vai receber indenização