A apneia do sono, embora ainda pouco conhecida, é um distúrbio grave, que traz grandes prejuízos para o corpo e para a qualidade de vida. Afeta não apenas a saúde física, como também a mental, o humor, a concentração, o desempenho profissional e pode levar até mesmo à depressão.
O sono de qualidade é fundamental para manter todas as funções do corpo operando corretamente. Ele regula desde a nossa temperatura corporal até mesmo a aparência. O hormônio responsável pela regeneração celular só é produzido durante o sono profundo, fase que quem sofre apneias e é constantemente acordado pela interrupção do ar não consegue alcançar. É por isso que quem não dorme bem tem olheiras profundas e está sempre com aspecto de cansaço.
Exame do sono
O diagnóstico da apneia do sono é feito através da polissonografia (PSG). O exame é indolor, feito enquanto a pessoa dorme, e normalmente é realizado em clínicas especializadas, mas também pode ser feito em casa. Através de sensores presos ao corpo e uma cânula de ar no nariz, o exame monitora as ondas cerebrais, movimentos dos olhos e pernas, relaxamento muscular, frequência cardíaca, nível de oxigênio no sangue e eventos respiratórios. A polissonografia também é capaz de determinar qual o nível de pressão de ar que o paciente precisa para manter suas vias aéreas desobstruídas.
Tratamento da apneia do sono
Com o resultado da polissonografia positiva, o médico provavelmente receitará o uso do CPAP, que é considerado a primeira linha de tratamento para apneia obstrutiva do sono. O aparelho CPAP é um gerador de fluxo de ar, que administra um fluxo de ar nas vias respiratórias do paciente, impedindo que elas se fechem e provoquem as apneias.
Existem no mercado diferentes modelos de aparelhos para tratar a apneia do sono, com funções e características diversas, mas que pelo modo de funcionamento, podem ser classificados em três categorias.
O CPAP básico deve ter a pressão configurada de acordo com a prescrição médica, e se mantém constante a noite toda. Alguns modelos possuem o alívio expiratório para tornar a terapia mais confortável. O CPAP automático é configurado com um intervalo de pressão e monitora cada respiração do paciente para ajustar o nível de pressão automaticamente de acordo com sua necessidade. Já os aparelhos biníveis são configurados com dois níveis de pressão distintos, sendo uma para a inspiração e outra para a expiração. Também podem ser encontrados na opção de pressão fixa e automático.
O aparelho ideal deve ser escolhido de acordo com a pressão de tratamento prescrita pelo médico.
Potencializando o tratamento da apneia do sono
A terapia com o CPAP é o método mais eficaz e mais recomendado por médicos no mundo todo para impedir os episódios de apneias e ronco, mas há muitas outras maneiras para melhorar o sono e a qualidade de vida como um todo.
O excesso de peso é um fator de risco que está fortemente relacionado com a apneia do sono. Investir em alimentação saudável e praticar atividades físicas é benéfico tanto para reduzir os riscos cardíacos, que são muito altos em quem sofre de apneia, quanto para ajudar a diminuir o nível de pressão para quem já faz a terapia do sono.
Outra forma de melhorar a qualidade do sono é estabelecer uma rotina para a hora de dormir, evitar luzes e sons no quarto, consumir alimentos leves, evitar estimulantes à noite e não dormir de barriga para cima.
Na CPAPS.com.br você encontra tudo o que precisa para iniciar o tratamento da apneia do sono. Conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar a escolher o aparelho e máscara ideais para você!