Por conta das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última segunda-feira (16), um trecho da Rodovia ES 060, a Rodovia do Sol, entre os municípios de Guarapari e Anchieta, cedeu com a força das águas e da erosão provocada pela maré nesta terça-feira (17). A situação liga o alerta para risco de acidentes e novos desmoronamentos na região.
As imagens da estrada impressionam. Pedras foram colocadas na tentativa de conter o avanço do mar, mas elas não foram suficientes para evitar o processo de erosão. A força da água foi tamanha que deixou o acostamento destruído. A fragilidade é tanta que a qualquer momento, o asfalto pode continuar caindo.
A Defesa Civil esteve no local durante a manhã para monitorar o avanço da erosão e vai acionar os órgãos responsáveis para que esse trecho seja isolado e sinalizado. Por ser uma área de escape, o risco é grande.
“O Estado já tem ciência que o asfalto está cedendo e que precisa de uma ação corretiva também. Talvez não tanto a gravidade que foi ontem, mas que está ciente, está sim”, fala o representante da Defesa Civil Romildo Scalzer.
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) informou que monitora constantemente o avanço do mar e as chuvas na região. Além disso, na tarde desta terça-feira (17), a faixa multiuso, utilizada por ciclistas e pedestres, foi isolada e o espaço sinalizado. Ainda segundo o DER, não há riscos para o trânsito na região.