O Trem das Montanhas foi recebido hoje (24) por uma multidão na Estação Ferroviária de Mathilde, em Alfredo Chaves. O passeio inaugural foi realizado por autoridades e pela imprensa. O clima na centenária estação era de festa e emoção.
Além do prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, participaram da primeira viagem o a primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande, a secretária de Estado de Turismo, Diomedes Caliman Berger, representantes do Sebrae e da imprensa regional e os prefeitos de Marechal Floriano e Domingos Martins, Lidiney Gobe e Carlinhos Borboleta.
O Trem das Montanhas irá desembarcar em Matilde todos os finais de semana e feriados após a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Cada final de semana Araguaia e Matilde irão revezar a parada maior para almoço, nas demais estações a parada será de 20 a 30 minutos. A saída de Viana será antecipada para às 9h, devido o percurso estender até Matilde”, informou o coordenador local da empresa paranaense, Matheus Gonçalves.
Fiorin comentou emocionado que a vinda do trem para Matilde é um marco para impulsionar o turismo na região. “Hoje estamos lembrando do nosso passado. Essa estação sempre ficava lotada diariamente como hoje. O Trem das Montanhas irá aumentar o fluxo de turistas no distrito de Matilde e na região e ainda favorecer para a divulgação das belezas naturais das montanhas capixabas. Peço aos empreendedores sempre, vamos explorar o turismo, não o turista, para ele querer voltar ao nosso município outras vezes”, disse.
“É um sonho executado. Esse projeto foi um grande presente para a região que agora ganhou mais um lindo percurso”, disse a secretária estadual de Turismo.
Segundo informações da Secretaria de Turismo de Alfredo Chaves, os usuários do trem das montanhas poderão apreciar na parada em Matilde, a cachoeira Engenheiro Reeve, o túnel de Matilde, a centenária estação, além conhecer pousadas, restaurantes e sítios da agroindústria local. Somente no distrito, há oferta de nove restaurantes e cerca de 500 leitos nas pousadas da região.
A estação de Mathilde é a maior da região e tem atrativos diferenciados às demais como o antigo viradouro e peças antigas utilizadas na época da operação do trem de passageiros, que encerrou suas atividades no início da década de 80.
“Estamos revivendo o nosso passado, quando utilizávamos o trem de passageiros para irmos até Vitória. Essa estação era muito movimentada”, disse com a emoção estampada no rosto, Orlando Franzotti, morador de Matilde.
Atualmente o Trem das Montanhas Capixabas inicia o percurso na estação de Viana e passa pelas cidades de Domingos Martins (Vale da Estação), Marechal Floriano (Centro e Araguaia). A litorina, com capacidade para até 56 passageiros, circula todos os fins de semana e feriados, em dois horários, em trajetos de ida e volta.
De acordo com Gonçalves, a partir desse novo destino, o percurso até o novo local levará cerca de três horas, com 60 km, incluindo paradas em todas as estações do trajeto.
Confira alguns serviços que serão oferecidos em Matilde: http://turismo.alfredochaves.es.gov.br
Serviço
Litorina: Veículo com motorização própria, janelas panorâmicas e ar refrigerado. Serviço de bordo com água e refrigerante, kit lanche diferenciado e guia.
Capacidade total: 56 passageiros – 1 vagão
Valores: R$ 160,00 (ida e volta) e R$ 112 (só ida). Para residentes no Estado e cadastrados no www.amantesdaferrovia.com.br há um desconto de 15%.