O município de Alegre foi devastado por uma forte tempestade na tarde da última segunda-feira (11), e receberá a visita da Defesa Civil Estadual nesta terça-feira (12). Ainda não é possível contabilizar os prejuízos, e as equipes da Prefeitura atuam realizando o levantamento das informações e atendendo a população.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Alegre, ainda há pontos sem energia na cidade, e uma grande dificuldade nas comunicações, por conta disso, ainda não foi possível realizar o atendimento na zona rural, para identificar os danos.
Ainda, segundo a assessoria, a chuva durou aproximadamente 30 minutos e não há informação concreta sobre a velocidade dos ventos. Além disso, não foram registrados pontos críticos de alagamentos. Por causa do vento forte, vários telhados metálicos se desprenderam, ocasionando impedimento de passagem em alguns pontos e quedas de energia. A EDP, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros avaliaram os pontos mais críticos, que totalizam sete diferentes bairros na cidade.
No bairro Leandro Machado (Querosene), 15 casas foram destelhadas, e foi necessário realojar três famílias. O destelhamento mais grave ocorreu na Escola de Tempo Integral Aristeu Aguiar (Escola Viva), onde as telhas metálicas se soltaram caindo na rua e casas vizinhas. Não há registro de feridos ou vítimas.
As famílias que necessitaram se alojaram em casas de parentes, mas não há nenhum perigo até o momento. A Defesa Civil avaliará tecnicamente caso a caso toda a situação. Diversas árvores caíram por toda cidade. No colégio estadual Pedro Simão, no bairro Charqueada, árvores caíram impedindo a saída dos alunos. A Defesa Civil realizou o atendimento para desobstruir a passagem e liberar os alunos. Ninguém se feriu.
O Parque Getúlio Vargas, sede da Prefeitura, foi um dos pontos mais afetados. Os galhos das árvores centenárias se desprenderam e causaram alguns prejuízos a serem contabilizados somente na quarta-feira (13), devido ao risco. A Prefeitura está monitorando a situação com a atuação de todas as secretarias envolvidas. Ainda há previsão de mais chuvas para o município de Alegre.