A primeira turma da Guarda Civil Municipal de Vitória apta ao cargo único assumiu a função nesta segunda-feira (20) na Sede-Administrativa, no Forte de São João, em cerimônia que contou com a participação do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Pazolini realizou a entrega dos portes de arma e dos equipamentos para os agentes. Esta turma faz parte da Gerência de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Antes da Lei do Cargo Único, que entrou em vigor em dezembro do ano passado, somente os guardas da Gerência de Proteção Comunitária, que são os que realizam a segurança ostensiva, podiam andar armados.
Os agentes de trânsito precisaram passar por treinamento e habilitação, para terem os portes expedidos pela Polícia Federal e só então poderem utilizar as armas de fogo.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, a medida foi tomada para fortalecer a atuação da Guarda Municipal em Vitória.
“Os guardas municipais passaram por um rigoroso processo de capacitação e avaliação para obter o porte de arma, incluindo treinamentos em técnicas de tiro, legislação vigente e uso responsável de armamento letal. Além disso, receberam orientações sobre procedimentos de abordagem e atuação em diferentes situações de segurança pública”, afirmou.
A mudança também abarca os agentes do Gerência de Proteção Comunitária que também poderão realizar a fiscalização de trânsito no município. Segundo a assessoria da Guarda, a expectativa é que, até o fim de 2024, todo o efetivo esteja apto para realizar as duas funções.
De acordo com Dayse Barbosa, comandante da Guarda, a ampliação do porte de arma serve para fortalecer a segurança pública na Capital. Além disso, há outros investimentos em tecnologia para os agentes e um futuro aumento do número de profissionais com concurso público.
“Estamos comprometidos em garantir que nossos agentes estejam devidamente preparados e equipados para desempenhar suas funções com responsabilidade e eficiência. E sempre sem perder a proximidade com a comunidade, um dos pilares de toda Guarda Municipal”, declarou
Leia Também: Ritmista da MUG é atropelada e precisa de doações de sangue em Vila Velha