Além da luta contra o novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares tem de lidar, também, com um problema muito antigo: trote. O alvo é a Central de Ambulâncias do município que recebe, em média, 20 chamadas mentirosas por dia.
“Trabalhamos com situações de risco e não se deve pedir uma ambulância por brincadeira”, diz o diretor da Central de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar Salvador.
Segundo a prefeitura, apenas um atendente chegou a receber 30 trotes em dois dias. Esse tipo de conduta é grave, lembra a Secretaria Municipal de Saúde, porque as falsas chamadas ocupam as linhas telefônicas, causam atrasos no serviço e fazem com que um atendimento prioritário deixe de ser feito com a agilidade necessária, o que, segundo o alerta da secretaria, pode levar à morte de algum paciente.
Os atendentes geralmente detectam quando se trata de caso de trote, já que há um padrão de comportamento por parte de quem passa a informação mentirosa ao serviço. “O próprio sistema já indica que é um número que constantemente passa trote. Infelizmente ainda tem gente que brinca”, lamenta Salvador.
Crime
Trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro que, no artigo 266, prevê detenção de um a seis meses para quem o pratica. No caso de menores cometerem o delito, os pais ou responsáveis vão ter de responder.