Todos os dias a sala do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) atende diversas ligações. As pessoas entram em contato pelo 190, 193, 197 e 191. As ligações são direcionadas para a central do Ciodes. Muitas ligações são de pessoas que passam trotes, falando coisas obscenas para atendentes ou até mesmo pedindo informações que não são da atuação da central.
Por ano são mais de um milhão de ligações indevidas ou trotes. Já por mês, são mais de 12 mil ligações, sendo oito mil trotes e ligações indevidas. E esse número aumenta de 70% para 80% nos meses de férias escolares.
A maioria dos trotes são feitos por crianças e adolescentes. E que no horário de entrada e saída de alunos da escola o número de ligações falsas aumentam. “Normalmente são crianças e adolescentes. Ainda se utiliza telefones públicos, principalmente nas proximidades das escolas. Nos horário de saída da escola também aumenta o número de trotes. Geralmente no final da manhã, por volta das 11 horas ás 12 horas, e no final da tarde, entre às 17 horas e 18 horas, os telefones públicos das imediações das escolas registram ligações”, contou o diretor do Ciodes, tenente coronel Brezinski.
De acordo com o Ciodes, são 40 atendentes terceirizados por turno, ou seja, a cada seis horas um grupo assume o plantão. Equipe de servidores da Policia Civil, Militar, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Secretaria de Justiça (Sejus) estão sempre de plantão. Mesmo com tanta gente trabalhando em prol da comunidade, muitas vezes o telefone fica ocupado com ligações indevidas.
O coronel Brezinski informou que por conta dos trotes um cidadão que esteja em perigo não consegue ser atendido, porque viaturas foram deslocadas para socorrer a falsa ocorrência. “A gente pede que as pessoas se conscientizem que aquela brincadeira pode deixar de salvar uma vida”, destacou.