Geral

Turismo de observação de baleias foi sucesso no litoral da capital em 2019

Segundo o diretor-presidente da CDV, Leonardo Krohling, toda cadeia produtiva do turismo náutico foi preparada para a temporada

Foto: Leonardo Merçon/ Instituto Últimos Refúgios

A temporada 2019 do turismo de observação de baleias no litoral capixaba foi um sucesso. Ao todo, 831 pessoas, entre visitantes e turistas, participaram das expedições, que aconteceram no período de junho a outubro, com saídas da Enseada do Suá nos finais de semana e feriados em que as condições meteorológicas estiveram favoráveis.

Segundo dados da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDV), 64,3% dos visitantes são da Grande Vitória. Outros 26,3% são turistas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Para, Ceará, Rio Grande do Sul, entre outros.

A temporada 2019 também atraiu turistas do interior do Espírito Santo (5,05%) e de outros países (2,2%) como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Espanha, Argentina, Finlândia e México, que puderam conferir de perto os saltos espetaculares das baleias jubarte. Ao longo desse período, cerca de 25 mil baleias passaram pelo litoral capixaba. A média de avistamento de baleias foi de 10 por expedição.

Cadeia produtiva

Segundo o diretor-presidente da CDV, Leonardo Krohling, toda cadeia produtiva do turismo náutico foi preparada para a temporada. “O turismo de observação de baleias cresce a cada ano e o Espírito Santo é privilegiado por estar localizado na rota de migração dos cetáceos. Para este ano, foi realizada uma série de capacitações voltadas para os profissionais que atuam no ramo, tais como guias de turismo, representantes de hotéis, mestre de embarcações, ente outros”, destaca.

O diretor de turismo da CDV, Felipe Ramaldes, destaca que a mudança na metodologia da pesquisa empregada a partir deste ano vai contribuir para um melhor acompanhamento da evolução e estruturação da cadeia do turismo de observação de baleias na capital.

“Nos anos anteriores, o total de turistas era resultado do somatório dos indivíduos com objetivos turísticos e científicos. A partir deste ano, os dados passaram a ser coletados a cada expedição realizada, com lista de presença e coleta de dados mais precisos que permitem uma análise mais detalhada do perfil do turista. Segundo os dados, por exemplo, a movimentação econômica das expedições e da rede hoteleira para este público foi de R$ 236 mil nesta temporada”, afirmou.

Parceria

As ações voltadas para implementação do turismo de observação de baleias na capital são uma parceria da Prefeitura de Vitória, por meio da CDV e da Semmam, com Governo do Estado, Sebrae/ES, Capitania dos Portos, Prefeitura de Vila Velha, Instituto Baleia Jubarte e Instituto O Canal.

Sucesso

“Em 2015, nós apostamos no turismo de observação de baleias pois já sabíamos da migração das baleias jubarte da Patagônia Argentina para a Costa de Vitória, pela qualidade de nossas águas, propícias para que as baleias possam ser observadas em seus movimentos. Comemoramos ainda mais o crescimento do turismo de observação. Nosso objetivo é continuar atraindo os turistas de observação para a nossa cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.