Geral

​Turismo em Vila Velha: Ilhas Itatiaia e dos Pacotes reabrem para visitação no dia 15

No período de fechamento, essas áreas ficam protegidas para garantir que as aves marinhas ameaçadas de extinção possam se reproduzir sem interferências

Foto: Everton Thiago

A visita às ilhas do litoral de Vila Velha é dos passeios turísticos mais bonitos da Grande Vitória. E para quem gosta de apreciar as paisagens naturais, há uma boa notícia: as ilhas Itatiaia e dos Pacotes serão reabertas para visitação a partir do próxima terça-feira, dia 15 de outubro.

Leia também: 

>> VÍDEO | Tempestade em Laranja da Terra derruba árvores e telhados

>> VÍDEO | Cidades do ES registram chuva de granizo nesta quarta

>> Estudo revela: 2 a cada 10 alunos na Grande Vitória já experimentaram drogas

No período de fechamento, que ocorre anualmente entre os dias 15 de abril e 15 de outubro, essas áreas ficam protegidas para garantir que as aves marinhas ameaçadas de extinção possam se reproduzir sem interferências. 

A medida, que atende à Resolução Consema Nº 011/2005, visa proteger o ciclo reprodutivo de espécies como as andorinhas-do-mar e as pardelas, que utilizam as ilhas durante a temporada de reprodução.

“As ilhas costeiras de Vila Velha são áreas de extrema importância para a preservação da nossa biodiversidade. Elas são protegidas por regulamentos específicos, como a Resolução Consema, e são classificadas no Plano Diretor Urbano do município como Zona de Especial Interesse Ambiental (ZEIA)”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo.

Ele ainda concluiu: “Nossa responsabilidade é garantir que as áreas continuem sendo refúgios seguros para as espécies ameaçadas que ali se reproduzem, ao mesmo tempo em que possibilitamos que a população desfrute desse patrimônio natural de forma sustentável e responsável.”

Aves

As Ilhas Itatiaia e dos Pacotes, em Vila Velha, são parte fundamental da rota de reprodução das andorinhas e pardelas, junto a outras áreas importantes como a Ilha Escalvada, em Guarapari; a Ilha Branca, em Marataízes; e as Ilhas Galhetas, em Vitória.

Essas aves marinhas são extremamente vulneráveis a distúrbios climáticos e ambientais, pois têm áreas de reprodução limitadas e se concentram em localidades específicas para se reproduzir.

Enquanto as andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e as andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho se reproduzem ao longo do litoral brasileiro, das ilhas costeiras do Espírito Santo até Santa Catarina, a população de pardelas-de-asa-larga nidifica exclusivamente nas Ilhas Itatiaia, no Espírito Santo, e em algumas ilhotas em Fernando de Noronha.

Pituã

A Ilha Pituã, por sua vez, permanece aberta durante todo o ano para a realização de passeios com as equipes de barqueiros que operam o translado para a ilha, que são devidamente capacitados e preparados para atender os visitantes.