Geral

Turistas destroem estátua de mais de R$ 1 milhão ao tirarem foto

A escultura intitulada Domina foi criada há aproximadamente 150 anos pelo artista italiano Enrico Butti e estava em exibição em Lombardia, no Norte da Itália

Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE/CTV NEWS

Um grupo de turistas danificou uma escultura avaliada em aproximadamente 200 mil euros (equivalente a cerca de R$ 1,07 milhão, de acordo com a cotação atual), ao posarem para uma fotografia descontraída. 

Após visualizar as imagens do incidente, um membro do conselho municipal da região referiu-se aos visitantes como “ignorantes”.

A escultura intitulada Domina foi criada aproximadamente há 150 anos pelo renomado artista italiano Enrico Butti e estava em exibição em uma fonte na área da Lombardia, localizada no Norte da Itália.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com informações da agência Euronews, um grupo composto por 17 turistas e influenciadores alemães alugou uma pequena residência nas proximidades pouco antes do incidente ocorrer.

A suspeita de autoridades locais é que Jannis Danner, um modelo e influenciador com mais de 1,5 milhão de seguidores, esteja envolvido no caso.

LEIA TAMBÉM: Equador: facção diz que matou candidato porque ‘ele não cumpriu acordo

“Os meninos não respeitaram a proibição de entrar na fonte e foram filmados por câmeras de vigilância enquanto dois deles abraçavam a estátua, deixando-a cair e destruindo-a, enquanto quatro de seus camaradas gravavam vídeos com seus celulares”, disse Bruno Golferini, gerente da vila turística onde estava a estátua, em entrevista ao site TGCOM 24.

Golferini declarou que a peça dificilmente poderá ser restaurada. Enquanto isso, Francesca Caruso, a secretária local de Cultura, enfatizou a necessidade de o grupo ser responsabilizado financeiramente pelos estragos causados.

“Aqueles que danificam o patrimônio artístico e cultural devem pagar um preço alto”, afirmou Caruso, em entrevista ao jornal Corriere della Sera.

Os turistas já deixaram o país e agora são investigados por autoridades italianas.

*Com informações do Portal R7

LEIA TAMBÉM: Motoristas barram cão-guia e negam corrida para deficiente visual; veja vídeos