Geral

TV Vitória 30 anos por Fernando Machado: "Valeu a pena e hoje somos reconhecidos nacionalmente como a Melhor TV Regional do país"

Machado explica como se deu o início da implementação do projeto da TV Vitória, que já nasceu com foco na regionalização, até a conquista do título de Melhor TV Regional do Brasil

O diretor Geral da Rede Vitória escreve mais um texto sobre os bastidores da fundação da emissora Foto: Divulgação

O diretor Geral da Rede Vitória, Fernando Machado, personagem atuante da história de 30 anos da TV Vitória, escreve mais um texto sobre os bastidores da fundação da emissora. Machado explica como se deu o início da implementação do projeto da TV Vitória, que já nasceu com foco na regionalização, na década de 80, até a conquista do título atual de Melhor TV Regional do Brasil.

Valeu a pena e hoje somos reconhecidos nacionalmente como a Melhor TV Regional do país
Fernando Machado

Em junho de 1984, eu trabalhava com o Xerxes Gusmão Neto, na TV Gazeta, e ele me chamou para conversar e perguntou o que eu achava da TVS? Disse que achava viável. Passou uma semana e ele me perguntou o que achava da Manchete? Disse que achava viável. Passaram mais uns dias e ele me perguntou o que achava da Band. Disse que era viável

Em mais uma conversa ele me confidenciou que estava indo para o Grupo Buaiz com Americo Buaiz Filho montar uma emissora e que tinha feito algumas perguntas sobre emissoras nacionais e eu tinha registrado em todas as ocasiões que era viável e ele queria saber o porque daquela afirmativa única para todas bandeiras. Me perguntava ainda se eu topava ir com ele para esse novo desafio. Disse que topava ir e que achava todas viáveis porque nos considerava viáveis para tocar qualquer emissora que assumisse um compromisso mais próximo com os telespectadores e anunciantes.

Passou um tempo e fomos almoçar na Churrascaria Gramado. Nesse almoço ele me convidou para ser Gerente Comercial da TV Vitória, me perguntou quanto estava ganhando e anotou. Em agosto, ele me falou que não tinha como me pagar o que ganhava e eu disse para ele que não tinha problema. Era início de setembro e ele ia viajar com Americo para comprar equipamentos para a emissora e eu sem um posicionamento objetivo para a minha ida.

Estava meio chateado pelo não posicionamento, pensando em trabalhar dobrado contra o projeto que ele havia desenhado para nós e resolvi ligar para ele. Marcamos no aeroporto mesmo e lá ele me fez uma proposta de remuneração, muito menor do que ganhava na TV Gazeta e aceitei. Ele me levou até o Americo e me apresentou como Gerente.

Eles embarcaram e eu saí dali e fui conversar com a Zuca Coser. Falei com ela da oportunidade de construir algo novo e diferenciado na televisão do nosso Estado. Ela, como sempre habilidosa, me estimulou a ir em frente e me orientou como fazer o desligamento na TV Gazeta. Redigi uma carta, marquei com o Dr. Carlos Lindenberg (Cariê), falei do meu projeto em participar de uma proposta mais regional e ele me perguntou se esse projeto poderia prejudicar a TV Gazeta. Disse que não e que muito pelo contrário estimularia novos anunciantes a entrar na mídia e, com isso, todos ganhariam. Deixei a carta pedindo desligamento na mesa dele e passado um tempo fui até ele para me despedir. Ele me disse que tinha conversado internamente, que eu ganhava muito bem e, além disso, as pessoas gostavam muito de mim. Diante disso não tinha motivo para eu sair. Essa foi a hora mais difícil para um jovem profissional, mas reforcei todos os pontos que me levaram a tomar a decisão e a partir daí ele também me estimulou e disse que a minha coragem me levaria adiante e que se quisesse voltar as portas da TV Gazeta estavam abertas.

Tive uma boa escola em uma empresa profissional como a TV Gazeta e muito bem equipada. O posicionamento do Americo Filho e Xerxes também era de investir em tecnologia, pessoal e tinha um diferencial que era fazer uma emissora local com conteúdo regional forte que assumisse a cara do da gente do Espírito Santo.

Três décadas se passaram e hoje temos uma grade respeitável, com tecnologia atualizada, com talentos que formam um grande elenco regional e a TV Vitória é reconhecida nacionalmente pela Academia Brasileira de Marketing e Propaganda, premiação máxima do setor porque se concorre com todas emissoras de todas as bandeiras e em todos os estados brasileiros, como a melhor TV regional do Brasil pela programação local que pratica. Essa honraria já se repetiu por 3 vezes nessas 3 décadas, o que quer dizer que ganhamos 10 por cento de toda a premiação nacional nesse período. Valeu a pena e isso só foi possível porque o Americo Filho sempre contribuiu e estimulou nossa equipe a perseguir o melhor.