Geral

Twitter é acusado de racismo por dar prioridade a fotos de pessoas brancas

O aplicativo garantiu que vai investigar o algoritmo responsável por exibir a prévia das imagens publicadas na rede social

Foto: Divulgação

Usuário do Twitter têm exigido explicações do aplicativo após notarem que as imagens mais frequentes na rede social eram de pessoas brancas. O assunto ganhou repercussão no último fim de semana.

Algumas pessoas chegaram a fazer testes onde traziam pessoas brancas e negras em um formato de foto que obrigasse o algoritmo do aplicativo a recortar essa imagem para exibir uma prévia de cada postagem.

O primeiro teste foi feito com uma foto do senador republicano Mitch McConnell e uma outra com o ex-presidente dos EUA, Barack Obama. As imagens foram escolhidas com variação de posição, cores diferentes de gravata quantidade de fotos.

Em grande parte dos testes, as fotos exibidas eram de pessoas brancas, mesmo quando essas eram minoria na imagem original. Mesmo invertendo as imagens no teste, ou colocando mais fotos de pessoas negras junto com uma foto de outra branca, mas o resultado continuava mostrando pessoas brancas.

O diretor de design do Twitter, Dantley Davis, explicou que a culpa é do algoritmo e que a empresa vai aprimorar a ferramenta. No seu blog, o Twitter afirmou que os recortes feitos nas imagens não levam em consideração apenas o reconhecimento facial, mas uma diversidade de outros atores, como por exemplo, a profundidade da imagem.

* Com informações do Portal R7