Geral

Ufes define lista tríplice para próximo mandato de reitor e vice

A professora e vice-reitora Ethel Leonor Noia Maciel foi quem recebeu mais votos, 26 no total

Foto: Divulgação Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) definiu na tarde desta quinta-feira (5) a lista tríplice, formada por professores indicados aos cargos de reitor e vice-reitor, que assumem no período de 2020 a 2024. A professora e vice-reitora Ethel Leonor Noia Maciel foi quem recebeu mais votos, 26 no total. 

Os outros dois mais bem votados foram os professores Paulo Sérgio de Paula Vargas e Rogério Naques Faleiros, com 16 votos cada um. Agora, a lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Educação. 

Quem participou da eleição, mas não foi eleito foram Gláucia Rodrigues de Abreu, que ficou com 12 votos, e a professora Surama Azevedo Freitas, com um voto. Ao final foram totalizados 71 votos, o que representa o número total de conselheiros, representando os três segmentos acadêmicos: professores, servidores técnicos e estudantes.

Na escolha dos nomes para o cargo de vice-reitor, o Colégio Eleitoral aprovou, por maioria, o nome do professor Roney Pignaton da Silva, que obteve 30 votos. Em seguida, os mais votados foram os professores Gustavo Henrique Araújo Forde, com 16 votos, e a professora Cláudia Maria Mendes Gontijo, com 13. O professor Alvim Borges da Silva Filho alcançou nove votos, e Marcelo Suzart de Almeida não foi votado. Houve ainda três votos em branco.

O Colégio Eleitoral que se reuniu nesta quinta-feira é formado pelos membros dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão, e de Curadores. A votação foi uninominal, ou seja, cada integrante do Colégio Eleitoral votou em um candidato a reitor e, separadamente, em um candidato a vice-reitor. Com a definição da lista tríplice, os três nomes indicados para o cargo de reitor serão encaminhados ao Ministério da Educação para posterior nomeação pela Presidência da República.