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Ufes estuda retomar aulas de maneira remota a partir de setembro

A ideia é criar um período letivo especial, que teria início no dia 1º de setembro e seria encerrado no dia 19 de dezembro. Ideia foi apresentada durante uma reunião da Câmara de Graduação da universidade

Foto: Reprodução

As aulas dos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) poderão ser retomadas a partir do dia 1º de setembro. No entanto, as atividades seriam realizadas no modo de ensino remoto, no chamado Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte). A proposta foi apresentada durante uma reunião da Câmara de Graduação da universidade, realizada na quinta-feira (16).

A ideia é criar um período letivo especial, que seria encerrado no dia 19 de dezembro. Ainda de acordo com a proposta, caberá às coordenações de curso e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a definição das disciplinas a serem oferecidas remotamente aos estudantes.

Também durante a reunião, foi definido que a proposta será encaminhada às câmaras locais dos 11 centros de ensino para manifestação. Uma próxima reunião da Câmara Central de Graduação está agendada para o dia 27 deste mês.

Pós-Graduação

A Câmara de Pós-Graduação da Ufes também se reuniu, na quinta-feira, e aprovou a proposta de resolução que prevê a implementação do Earte para disciplinas do período letivo 2020-1 e 2020-2, e durante esse período de excepcionalidade. A proposta será encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para aprovação.

Segundo a universidade, essa possibilidade deverá ser avaliada e deliberada no âmbito dos colegiado de programa de pós-graduação, de acordo com as especificidades de cada disciplina e de cada programa. 

Após a aprovação pelo colegiado do programa de pós-graduação, os professores responsáveis por cada disciplina avaliarão a possibilidade da implementação de forma remota e emergencial das atividades e, se for considerado possível, caberá ao professor elaborar um plano para execução das atividades. 

A carga horária da disciplina e o nível acadêmico das atividades ministradas em formato remoto devem ser equivalentes ao das atividades presenciais.

Caso a disciplina seja regular e não tenha continuidade no modo remoto temporário e emergencial, ou todos os estudantes decidam optar pelo cancelamento de matrícula na disciplina, o aluno terá o direito de se matricular quando a disciplina for novamente ofertada na modalidade presencial.

A proposta também recomenda que a bibliografia utilizada seja disponibilizada aos estudantes pelo docente responsável pela disciplina prioritariamente em formato digital, pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por outro repositório ao qual tenham acesso.