Geral

Ufes, Ifes e escolas suspendem aulas em Vitória e Vila Velha

A forte chuva complicou o funcionamento de algumas escolas e o acesso de alunos e funcionários

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Com as fortes chuvas que atingem os municípios da Grande Vitória nesta terça-feira (12), escolas municipais, estudais e o Instituto Federal sofreram alterações no funcionamento. 

Vila Velha

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que nesta quarta-feira (13), não haverá aulas nas escolas localizadas nos bairros mais afetados pelas fortes chuvas que atingem a Grande Vitória.

Nessas unidades de ensino, onde os acessos estão prejudicados, as aulas serão devidamente repostas. A Semed informa que as atividades letivas de algumas escolas municipais serão retomadas em momento oportuno, para a segurança de alunos, professores, profissionais que atuam nas unidades, pais e responsáveis. Além disso, informou que caberá a cada diretor ou diretora das respectivas escolas municipais avaliar se há ou não condições para a realização das aulas na quarta-feira (13). 

Sete Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e 25 Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs) tiveram as aulas suspensas em consequência das chuvas.

Escolas municipais sem aulas nesta quarta-feira (13), de acordo com levantamento feito pela Semed e a respectiva direção de cada unidade:

– Umef Profressora Nice de Paula Agostini Sobrinho (Boa Vista);
– Umef Deputado Mikeil Chequer (Boa Vista II);
– Umef Maria Eleonora D’Azevedo Pereira (Rio Marinho);
– Umef Izaltina Almeida Fernandes (Jardim Marilândia);
– Umef Macionília Mauricio Bueno (Ilha das Flores);
– Umef Pedro Herkenhoff (Cobilândia);
– Umei Maria Cristina (Ilha dos Ayres);
– Umei Sultany Nader Valladares (Primeiro de Maio);
– Umei Corradino de Ciccio – Padre Edmundo (Paul);
– Umei José Silvério Machado (Jardim Marilândia);
– Umef Cecília Marchesi Pavesi (Dom João Batista);
– Umei Amilton da Silva (Ataíde);
– Umef Rubem Braga (Boa Vista);
– Umei Pedro Pandolfi (Rio Marinho);
– Umef Prof. Ernani Souza (Divino Espírito Santo);
– Umei Maria Rita Neves Moraes (Itapuã);
– Umef Antônia Malbar (Ilha das Flores);
– Umef Juiz Jairo de Mattos Pereira (São Torquato);
– Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno (Santos Dumont);
– Umef Antonio Pinto Rodrigues (Aribiri);
– Umef Giovani Cavalieri (Ataíde);
– Umef Irmã Feliciana Garcia (Ilha dos Ayres);
– Umef Gil Bernardes (Alvorada);
– Umef Leonel de Moura Brizola (Santa Rita);
– Umef José Siqueira Santa Clara (Ataíde);
– Umef José Elias de Queiroz (Cobi de Baixo);
– Umef Antônio Bezerra de Farias (Vila Garrido);
– Umef Saturnino Rangel Mauro (Vila Batista);
– Umei Pedro Cavalieri (Vila Batista);
– Umef Graciano Neves (Paul);
– Umef Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva (Ibes);
– Umef Guilherme Santos (Santa Inês).

Vitória

Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que todas as unidades de ensino foram orientadas a avaliar as condições de funcionamento. Disse ainda que, até o momento, apenas a Emef Orlandina D’Almeida Lucas, em São Cristóvão, suspendeu o atendimento. O dia letivo será reposto dentro do calendário escolar de cada unidade, sem qualquer prejuízo aos estudantes. 

Ifes

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou que os campi Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha suspenderam todas as atividades do dia. O campus Vitória suspendeu as atividades acadêmicas vespertinas e noturnas. As atividades noturnas estão mantidas no campus Serra. No Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) os serviços online estão suspensos por tempo indeterminado. O campus Guarapari mantem as atividades em todos os cursos.

Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo informou que as atividades acadêmicas nos campus de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, foram suspensas nesta quarta-feira (13), em razão das fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, desde a última terça-feira (12).

Os restaurantes universitários, entretanto, continuavam com as atividades previstas para o serviço de almoço. O serviço de jantar foi suspenso. 

No campus de Alegre, município afetado por tempestades e ventanias de até 70 km/h, as atividades estão suspensas desde a última terça-feira (12). Estão mantidos os trabalhos no campus de São Mateus, no norte do estado.

O que diz a Sedu

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), acontecem normalmente nas escolas da Rede Estadual, mas com baixa frequência de alunos em Cariacica e Viana, onde pontos de alagamento tem dificultado a locomoção.