A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) matriculou seu primeiro aluno portador de Síndrome de Down na última segunda-feira (3).
De acordo com informações publicadas no site da universidade, a família do estudante Rodolfo Pinheiro Bernardi recebeu a notícia da convocação para ingressar em uma vaga no curso de Gemologia, no campus de Goiabeiras.
Segundo informações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), não há registros anteriores de estudantes com Síndrome de Down na universidade.
O estudante, que tem 25 anos, foi convocado na terceira chamada da lista de espera do processo seletivo Sisu/Ufes/2017/1, para ingresso nos cursos presenciais de graduação no segundo semestre de 2017 nos campi de Vitória e São Mateus.
Para a irmã do estudante, Paola Pinheiro Bernardi Primo, a aprovação de Rodolfo em sua primeira tentativa no processo seletivo deixou a família extremamente feliz. “Foi uma mistura de êxtase e surpresa. Ele sempre disse que queria estudar na Ufes e ele é muito determinado. Se acontecesse, seria ótimo, mas a gente entendia as limitações. Quando vimos a convocação, foi fantástico! Estamos muito felizes com a realização do sonho dele. Essa é a verdadeira inclusão e o Sisu tem proporcionado isso”, contou.
Sobre a acessibilidade
Segundo dados do Naufes, a universidade tem atualmente 158 estudantes com alguma deficiência (auditiva, visual, física, intelectual, múltiplas deficiências, autismo ou transtorno global de desenvolvimento) em seus cursos. Cabe à universidade, por meio do Naufes, promover, coordenar e executar programas, políticas e ações voltadas para a mobilidade e acessibilidade, além de acompanhar e fiscalizar as políticas de inclusão, visando a garantia de ingresso, acesso, permanência e mobilidade no ambiente acadêmico. O Núcleo realiza o atendimento a esses estudantes, de acordo com as necessidades que eles apresentam.