A Ufes ofertará um total de 2.776 vagas para 73 cursos em 2019. A novidade deste ano é que todas as vagas são para ingresso no primeiro semestre letivo e destinadas aos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus.
Para concorrer às vagas referentes ao segundo semestre, os candidatos deverão participar do 2º processo seletivo do Sisu 2019, no qual a Ufes ofertará um novo quantitativo de vagas. Todas as informações estão disponíveis no site www.sisu.ufes.br.
Os cursos que não ofertarem vagas para ingresso no primeiro semestre ofertarão para ingresso no segundo semestre, à exceção daqueles que possuem processos seletivos específicos, realizados pela Universidade, como Licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras e Bacharelado e Licenciatura em Música.
Entrevista presencial
No processo seletivo de 2019, todos os candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas) serão convocados para entrevista presencial individual com membros da Comissão de Avaliação Étnico-Racial. Não haverá mais análise prévia de fotografia tamanho 10 x 15, como ocorreu no processo deste ano. Segundo o edital, a verificação feita pela Comissão levará em conta única e exclusivamente as características fenotípicas do candidato, jamais a ascendência.
Já os candidatos com deficiência deverão apresentar laudo médico específico, assinado por um médico especialista, contendo na descrição clínica o tipo e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência e as limitações impostas pela(s) deficiência(s). O laudo será analisado pela Comissão de Análise de Laudo Médico da Ufes.
Enem
O período de inscrições para o Sisu 2019 será de 22 a 25 de janeiro de 2019. Poderão participar do Sisu os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que realizaram este ano o Enem. Após a divulgação do resultado do Enem (prevista para o dia 17 de janeiro de 2019), o candidato deve verificar, para o curso pleiteado, a nota mínima estabelecida pela Ufes para cada área do conhecimento e também a média necessária no exame nacional.
As ações afirmativas atenderão ao estabelecido pela Portaria MEC nº 18, 2012, com metade das vagas destinadas a estudantes egressos de escola pública. Dentro desse percentual, também está prevista cota para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para deficientes.
Os classificados deverão realizar a pré-matrícula online, via Internet, no endereço eletrônico, onde o candidato confirmará seu interesse pela vaga. Posteriormente, será realizada pela Ufes a matrícula definitiva dos candidatos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias.