Um visitante ilustre que a cada 50 mil anos se aproxima da Terra, o cometa ZTF (ou cometa verde) poderá ser observado nesta quinta (9) e sexta (10) pelo Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes, em Goiabeiras.
O evento acontecerá das 19h às 21h e também será transmitido ao vivo com imagens do Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES), por meio do site astro.ufes.br. Caso haja chuva ou o céu fique nublado, a programação será cancelada.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Afinal, o que é o cometa ZTF?
Cometas são objetos feitos principalmente de gases congelados, rocha e poeira, e se tornam mais visíveis quando se aproximam do sol, e seu gelo passa a se transformar em gás, formando uma nuvem ao seu redor.
O cometa ZTF foi descoberto em março de 2022, por um telescópio do Zwicky Transient Facility (ZTF), na Califórnia, Estados Unidos. A última vez em que se aproximou da Terra foi há 50 mil anos, no final da Era do Gelo.
Também chamado de cometa verde, o astro possui essa coloração porque “os cometas, quando se aproximam do Sol, sublimam gases e esses gases podem ter diversas cores. A mais frequente é a verde, devido a presença de moléculas de C2, o dicarbono. Esse cometa se caracteriza por ter milhares de anos e por emitir um brilho verde”, explica o coordenador do Observatório, Márcio Malacarne.
Ele ainda informa que, para contemplar o fenômeno, é necessário utilizar binóculos ou telescópio já que o cometa não é visível a olho nu.