Geral

Ufes realiza votação informal sobre reitoria; lista tríplice será encaminhada para o Ministério da Educação

Ethel Maciel e Roney Pignaton venceram na pesquisa informal para a reitoria da Ufes com 67,5% dos votos válidos

Foto: Divulgação

A Comissão Independente de Pesquisa Informal (Cipi), que organizou o processo de consulta à comunidade acadêmica sobre as candidaturas à reitoria da Ufes, divulgou nesta quinta-feira (7), o resultado do processo de escolha de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2020-2024.

Composta pelos professores Ethel Leonor Noia Maciel, candidata a reitora, e Roney Pignaton da Silva, candidato a vice-reitor, a chapa 2 saiu vitoriosa com um percentual de 67,5% dos votos válidos. A chapa 1,  integrada pelos professores Gláucia Rodrigues de Abreu, candidata a reitora, e Alvim Borges da Silva, candidato a vice-reitor, obteve  32,5% dos votos válidos.

No total, compareceram às urnas 1.223 professores, 1.253 técnicos e 5.476 estudantes, contabilizando 7.952 votantes.

Processo eleitoral

Os Conselhos Superiores da Ufes deliberaram que o processo para a formação da lista tríplice com os nomes dos candidatos ao cargo de reitor para o quadriênio 2020-2024 será realizado pelo Colégio Eleitoral – formado pelos conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores – a partir da inscrição direta de candidatos e candidatas ao pleito entre os dias 27 e 29 de novembro.

Segundo a Cipi (formada por membros do corpo docente, técnico-administrativo e estudantil), o processo de consulta informal à comunidade acadêmica foi realizado com o objetivo de manter a tradição da Ufes em ouvir a comunidade interna antes de votar a composição da lista tríplice; organizar os tradicionais debates entre os candidatos, em todos os campi; e dar ampla divulgação sobre a opinião da comunidade interna para que o Colégio Eleitoral possa refletir sobre a questão.

A lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação, para posterior nomeação pela Presidência da República, será elaborada em reunião do Colégio Eleitoral agendada para o dia 5 de dezembro.