Parece coisa de ficção científica: em poucas horas, qualquer objeto pode ser digitalizado e transformado num modelo virtual, que passa a existir dentro do computador. Trata-se, entretanto, de uma tecnologia que não só existe como vem se tornando cada vez mais acessível.
Essas tecnologias serão exploradas em uma oficina que será ministrada na Ufes, de 3 e 5 de Maio. Os participantes aprenderão como digitalizar objetos utilizando fotografias e softwares livres.
O escaneamento 3D já é empregado em diversos campos da ciência e da cultura. Os modelos realizados dessa forma podem ser usados de diversas maneiras, facilitando projetos de engenharia, possibilitando diagnósticos médicos, e servindo como elementos cenográficos em animações, filmes e videogames. Combinados com a impressão 3D, eles permitem até mesmo fazer cópias físicas dos objetos originais.
A atividade é gratuita mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem mandar um e-mail para o endereço [email protected] até o dia 25 de abril, incluindo um parágrafo sobre sua formação e experiência profissional, e outro descrevendo seu interesse em participar da atividade.
A oficina é parte da programação de “Aproximadamente 800cm3 de PLA”, que apresenta trabalhos feitos com tecnologia de impressão 3D na Galeria de Arte da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).