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Um mergulho na sustentabilidade

Colégio Renovação debate em sala de aula um dos temas mais atuais do momento – a sustentabilidade – e leva seus alunos para conhecer o Instituto Terra, no Vale do Rio Doce

Rio Doce – Foto: Divulgação

O Rio Doce está pedindo socorro… Mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste e considerado um dos rios mais importantes do Espírito Santo, ele sofre há décadas com a seca, poluição, desmatamento e assoreamento. A realidade é tão triste que para a população mais jovem é impossível imaginar que há cerca de 30 anos era possível tomar banho nele…

A situação do rio, que drena os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, ganhou o noticiário nos últimos meses e foi tema de uma aula de campo realizada por alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, 1º e 2º Anos do Ensino Médio do Colégio Renovação. Nos dias 30 de setembro e 22 de outubro, respectivamente, a bordo do trem da Vale, eles foram conhecer o Instituto Terra, localizado em Aimorés, Minas Gerais, cujo objetivo é se tornar referência para um modelo de desenvolvimento sustentável do Rio Doce. 

O Instituto Terra é fruto da iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e do famoso fotógrafo Sebastião Salgado, que há pouco mais de uma década, diante de um cenário de degradação ambiental em que se encontrava a antiga fazenda de gado adquirida da família de Sebastião, decidiu devolver à natureza o que décadas de degradação destruiu. Suas principais ações envolvem a restauração do ecossistema, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada.

E escola foi a primeira da Grande Vitória a levar seus alunos para essa verdadeira aula prática de Ciências. Mas, segundo a supervisora Maria Bernadete Nardoto Lucrécio, os conhecimentos adquiridos foram muito além… 

Turma posa para foto na propriedade do Instituto Terra Foto: Divulgação

“Tivemos uma rica aula sobre recuperação ambiental e conhecemos os projetos desenvolvidos pelo instituto, como proteção das nascentes e de espécies da fauna brasileira em extinção e produção de mudas, dentre outros. Conhecemos também o Museu de Arqueologia e apreciamos as obras fotográficas de Sebastião Salgado. Resumindo, o instituto proporciona, acima de tudo, uma aula de consciência e cidadania”.

Os alunos gostaram da experiência e voltaram para casa com outro olhar sobre o tema sustentabilidade. 

“Gosto muito de assuntos ligados a meio ambiente e basta um olhar despretensioso ao redor do Instituto Terra para ver sua grandiosidade. “É tudo muito bem cuidado! Impossível não sentir que eles fazem aquilo de coração”, destacou Aline de Nardi Zachel, aluna do 1º Ano do Ensino Médio.

E a colega Emanoela Fritori Pestana, do 2º, endossou suas palavras. “Eles estão reflorestando o local e trazendo de volta a Mata Atlântica. Em outras palavras, estão trabalhando para ajudar as próximas gerações a viver num mundo menos desmatado”.