Geral

Um mês após morte de peixes, pescadores ainda aguardam análise de lagoa em Jacaraípe

Pescadores aguardam resultado da análise das águas para dar continuidade ao criadouro de tilápias e afirmam que não há mais nenhum peixe vivo no local

Prefeitura informou não saber quando análise da água ficará pronta Foto: TV Vitória

Quase um mês após a morte em massa de peixes, pescadores que dependem da Lagoa Juara, em Jacaraípe, aguardam uma resposta da Prefeitura da Serra. Os peixes começaram a morrer na lagoa em setembro e até hoje não se sabe o motivo. As margens da lagoa estão livres dos peixes mortos, mas agora estão cheias de espuma. Os pescadores não conseguem mais retirar um peixe da água no local e acreditam que a lagoa está morta.

No dia 21 de setembro, as margens da lagoa estavam repletas de peixes, de várias espécies, que não conseguiram sobreviver. No dia seguinte, uma equipe da Prefeitura realizou a limpeza das margens da lagoa, de onde retirou mais de 1,2 mil quilos de peixes mortos.  

A Prefeitura afirmou que a análise já estava em andamento, mas adiantou que um dos problemas era a falta de chuva, que leva a redução do oxigênio na água. No entanto, quem vive e pesca no local afirma que os peixes começaram a morrer após a abertura do Canal de Jacaraípe, que liga a lagoa ao mar.

As tilápias, criadas em cativeiro pela Associação de Pescadores, também não resistiram. Sem saber o que se passa com a água da lagoa, a associação precisa trazer peixes de outro criadouro, em Linhares, para atender à demanda. “Estamos criando peixes em Linhares para vender aqui. Todos os peixes, no restaurante ou na peixaria, são todos produzidos fora daqui”, lamentou o presidente da Associação, Deraldo Balestreiro.

Em nota, a Prefeitura da Serra informou que fez coleta da água no dia 22 de setembro. O resultado do laudo que investiga a morte dos peixes ainda não saiu e a assessoria da prefeitura não soube dizer a data em que a avaliação estará pronta.

Confira: