A partir desta segunda-feira (9), todas as unidades de atendimento da Defensoria Pública do Espírito Santo começam a abrir agendamento para atendimento presencial.
A instituição já havia retomado o atendimento presencial, mediante agendamento, no mês de abril. A abertura das unidades, também para agendamento, acontece diante da imunização da população e da nova classificação de risco dos municípios capixabas.
A Portaria 803, publicada no Diário Oficial, define as regras para a entrada do cidadão nas unidades da Defensoria Pública, bem como serão realizados os agendamentos e atendimentos com os defensores públicos.
Leia também: Grávida que morreu após tomar Astrazeneca atuou na Defensoria Pública no Espírito Santo
O uso de máscara, o respeito ao distanciamento e a impossibilidade de aglomeração continuam obrigatórios. Além disso, o agendamento por meio da Defensoria 4.0, WhatsApp e chat no site, será mantido.
A Portaria leva em consideração o último Mapa de Gestão de Risco para as ações de enfrentamento à covid-19, atualizado no último dia 30 de julho, por meio de portaria divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, bem como a ampla e avançada vacinação em todo o Estado.
Para garantir a segurança dos cidadãos capixabas, dos servidores e funcionários da Defensoria Pública, a entrada deverá seguir a capacidade de cada Núcleo de Atendimento para evitar aglomerações, respeitando as medidas sanitárias de distanciamento, bem como uso de máscara de proteção e álcool em gel.
Como funciona a atendimento da Defensoria Pública
Agendamento presencial – o cidadão pode ir à unidade da Defensoria Pública do seu município para agendar o atendimento.
WhatsApp – o cidadão faz contato a unidade de atendimento da Defensoria Pública do seu município para agendar o atendimento. Os números estão disponíveis no site www.defensoria.es.def.br no ícone “Números de WhatsApp para atendimento”.
Chat – no site www.defensoria.es.def.br, clicando na imagem “Atendimento Inicial de Família”, basta seguir os passos indicados pelo sistema.
Leia também:
>> Defensoria do ES quer dados da Ceturb sobre homofobia nos ônibus do Transcol
>> Defensoria Pública do ES lista 10 ações para garantir segunda dose de vacina contra covid-19