O alerta é para as mulheres, mas toda a população deve estar atenta à importância do diagnóstico precoce para a prevenção do câncer de mama e os riscos que a doença pode trazer. Por isso, todas as Unidades de Saúde (US) de Vitória estão com extensa programação de atendimento em exames, consultas, oficinas e orientações sobre o assunto neste mês, quando acontece a campanha “Outubro Rosa”.
Neste sábado (11), cinco unidades abrem as suas portas para a campanha. A US de Fonte Grande fará um café da manhã às 7 horas. Até as 16 horas, serão realizados exames colpocitológicos, testes rápidos de DST´s, atendimento odontológico e ações educativas.
A US de Maruípe fará atividades lúdicas com as crianças e ações de prevenção ao tabagismo. Em Consolação, haverá atividades de escovação supervisionadas e, em Jesus de Nazareth, os profissionais darão orientações de atividades físicas e aferição de pressão arterial e glicemia capilar. O morador do bairro Grande Vitória terá à sua disposição coleta de exames preventivos e ações educativas.
Clique aqui e veja programação das unidades de saúde para a campanha Outubro Rosa
Alerta
O intuito é alertar as mulheres para o câncer de mama, uma doença que ainda causa a morte de uma mulher a cada 8 a 10 mulheres no Brasil.
A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.
A orientação é fazer o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente; procurar o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente; e não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos, após os 50 anos.
Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.