A primeira terça-feira do mês de maio é lembrada mundialmente pela doença da asma que não tem cura, só tratamento. Para marcar a data, palestras, orientações, rodas de conversa e divulgação de métodos de prevenção serão realizadas em três unidades básicas de saúde de Cachoeiro: Village da Luz, Novo Parque e Abelardo Machado.
A orientação vem em uma época do ano complicada para os asmáticos e pessoas com tendências a problemas respiratórios. Com a chegada do inverno, é comum o aumento do número de pacientes com sintomas relacionados a esse tipo de doença nos consultórios médicos, pois a mudança climática é um dos fatores que podem desencadear crises em pacientes com asma.
Em Cachoeiro, a porta de entrada para casos desse tipo são as unidades básicas de saúde, que encaminham os casos mais graves para acompanhamento com especialistas e oferecem alguns dos medicamentos básicos mais populares para o controle dos sintomas nas farmácias, gratuitamente.
Apesar de o atendimento especializado ser responsabilidade do Governo do Estado, parte da demanda por especialista para a asma é atendida, gratuitamente, no Centro Municipal de Saúde, que conta com um pneumologista que trabalha também com casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
No local, além de receber atendimento médico especializado, os cerca de 200 pacientes acompanhados também contam com ações na área de educação em saúde especialmente voltadas para o público, com orientações individuais que buscam melhorar o quadro clínico e as condições de saúde dessas pessoas.
“A asma, por ser uma doença crônica, não tem cura. Tem tratamento e controle, alcançados por uso de medicação e também por alguns cuidados. O portador deve promover o controle do ambiente em que vive, principalmente em relação à poeira, bem como evitar o convívio direto com animais domésticos que têm pelos, o tabagismo, bem como fazer o uso correto da medicação. Todas estas orientações são feitas durante a consulta médica e consulta de enfermagem”, completa a enfermeira, Luciana Soares Castro.