A campanha começou nesta segunda-feira (23) em todo o Brasil e segue até o dia 1º de junho. Em Marechal Floriano, as unidades de saúde estão preparadas para imunizar o público-alvo da campanha e, para isso, a Secretaria Municipal de Saúde organizou reuniões preparatórias e encontros nas unidades básicas de saúde, em Santa Rita e Araguaia.
A princípio serão atendidos todos os grupos prioritários que foram definidos pelo Governo Federal:
Idosos a partir de 60 anos
Crianças de 6 meses aos menores de 5 anos
Trabalhadores da saúde
Professores das redes pública e privada
Povos indígenas
Gestantes
Puérperas (até 45 dias após o parto)
Pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.
Vale lembrar que os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Essas pessoas precisam se apresentar prescrição médica no momento da vacinação. A orientação para pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) é se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
É importante que as pessoas se vacinem dentro dos prazos da campanha para evitar gripes e sua proliferação no período do inverno. O Dia D vai acontecer em 12 de maio, de 8 às 16h.