Todas as Unidades de Saúde (US) de Vitória já disponibilizam o Teste Rápido (TR) para o diagnóstico de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV, sífilis e hepatite B. Através do procedimento, o resultado sai em poucos minutos. O intuito da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é intensificar o atendimento, principalmente, às gestantes e aos parceiros.
O teste de gravidez pode ser realizado por mulheres que estão há sete dias ou mais com atraso na menstruação. “Com o diagnóstico positivo, a mulher e seu parceiro podem receber todos os cuidados na rede municipal de saúde para que nenhuma doença seja transmitida para o bebê durante a gestação”, explica a assistente social e referência técnica das DST/Aids, Rozangela Locateli Armini.
A realização dos TR´s com gestantes faz parte das atividades e estratégias da saúde municipal para implementação da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que consiste em uma rede de cuidados para auxiliar no planejamento familiar reprodutivo, do pré-natal até o parto, e assegurar o nascimento saudável do bebê.
Rapidez
Mulheres grávidas recebem instruções das equipes sobre amamentação e cuidados com o bebê
Os testes devem ser solicitados nas unidades de saúde, principalmente, pelas gestantes. Além da rapidez na identificação da gravidez, mais fácil e ágil será o início do pré-natal para os futuros papais e mamães.
A assistente social explica também que, durante o período gestacional, são ofertados os testes para diagnóstico do HIV e da sífilis, o que é fundamental para evitar a transmissão da mãe para o bebê, que pode ocorrer também durante o parto ou no período da amamentação. “Mas é preciso que o parceiro faça os mesmos exames e tratamento, quando indicado. A sífilis tem cura e o tratamento pode evitar complicações graves e até a morte do bebê”.
Resultado
Os TRs identificam, ainda, doenças como hepatite B e C e o resultado fica pronto em, aproximadamente, 20 minutos. São cientificamente comprovados e são feitos a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. “As unidades de Vitória têm toda estrutura para realização deste teste gratuito, principalmente, na questão sigilosa do resultado”, ressalta Rozangela.