As unidades de saúde da capital comemorarão o dia “Vitória sem Cigarro” e o “Dia Mundial sem Tabaco” na próxima quinta-feira (29) e sábado (31), respectivamente. Serão realizadas várias atividades com o objetivo de orientar e conscientizar os moradores sobre os malefícios do cigarro.
Ao todo, 10 unidades vão realizar a ação, que tem cunho educativo e faz parte do programa nacional, que contém diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Veja a programação abaixo, pois os horários e datas são diferenciados.
Serão realizados trabalhos de prevenção e promoção de saúde, com aferição de pressão arterial, orientações básicas sobre os cuidados com a saúde e distribuição de material informativo sobre o tema.
Tabagistas poderão medir a quantidade de monóxido de carbono no pulmão, por meio do monoxímetro. Esse equipamento deve ser assoprado, assim como um bafômetro, e consiste em mais um artifício para que o fumante entenda na prática a necessidade de deixar de fumar.
Escovação
Na Unidade de Saúde de Consolação, nesta quinta (29), das 8 às 17 horas, a equipe de saúde bucal distribuirá kits de escova e creme dental, explicando a importância da correta escovação. Já na US do Bairro República, nestas quinta (29) e sexta (30), das 8 às 16 horas, serão exibidos vídeos temáticos, e os usuários que desejarem poderão expressar, por meio da arte, seus sentimentos com relação ao tabagismo. Esses trabalhos estarão expostos na unidade durante toda a semana.
Nas unidades de Jesus de Nazareth, nesta quinta (29) e sexta (30), das 8 às 16 horas, e Ilha do Príncipe, no sábado (31), das 9 às 13 horas, os usuários poderão participar de palestras educativas sobre drogas ilícitas e lícitas, com enfoque para o tabaco, além de rodas de conversa.
Todas unidades estarão cadastrando tabagistas que desejam participar do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT).
Boneca
O público poderá ver também nas unidades demonstrações com a boneca Altina sobre como os órgãos ficam impregnados de alcatrão e nicotina, substâncias que compõem o cigarro e que dão nome à boneca. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos esportivos e agentes comunitários das unidades participarão da ação.
Estatísticas
Fumantes serão alertados nas unidades de saúde sobre os malefícios do tabaco
De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Os benefícios para quem deixa o hábito de fumar são inúmeros. Após 20 minutos já é possível ter a pressão sanguínea e a pulsação normalizada. Após duas horas não tem mais nicotina no sangue e, após dois dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta a comida melhor.
Unidades em ação
Unidade de Saúde Maria Ortiz, na rua Professor Renato Ribeiro dos Santos, s/n. Data: quinta (29) e sexta (30), das 10 horas às 11h30 e das 14 horas às 15h30
Unidade de Saúde Consolação, na rua Des. Otávio de Carvalho Lengruber, s/n. Data: quinta (29), das 8 às 17 horas
Unidade de Saúde Jardim Camburi, na rua Belmiro Teixeira Pimenta, s/n. Data: quinta (29), das 13 às 16 horas
Unidade de Saúde Bairro República, na avenida Rozendo Serapião de Souza, s/n. Data: quinta (29) e sexta (30), das 8 às 16 horas
Unidade de Saúde Bonfim, na rua Dióscoro Carneiro Filho, s/n. Data: quinta (29) e sexta (30), das 7 às 12 horas
Unidade de Saúde Santo Antônio, na rua Ernesto Bassini, s/n. Data: quinta (29) e sexta (30), das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas
Unidade de Saúde Bairro da Penha, na rua Padre Luiz Koester, s/n. Data: quinta (29), das 7 às 18 horas
Unidade de Saúde Ilha das Caieiras, na avenida Beira-Mar, s/n. Data: quinta (29), das 9 às 13 horas e das 14 às 15h30
Unidade de Saúde Jesus de Nazareth, na rua Helena Muller, 168. Data: quinta (29) e sexta (30), das 8 às 16 horas
Unidade de Saúde Ilha do Príncipe, na rua Fenelon Gomes, 112. Data: sábado (31), das 9 às 13 horas