As unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim estão mantendo atenção redobrada aos sintomas do câncer de pele. Nesta semana, em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer (08 de abril), a prefeitura trabalha em parceria com o Hospital Evangélico para encaminhar casos suspeitos para uma análise com especialistas.
Os profissionais da área de saúde vinculados ao município estão encaminhando, desde a última segunda (03), todos os pacientes com indícios de câncer de pele para atendimento com os especialistas, que serão disponibilizados pelo hospital, neste sábado (08), das 9h às 12h.
A ação tem como objetivo chamar a atenção da população e dos profissionais para a necessidade de identificar de forma precoce e indicar medidas preventivas para combater uma doença com incidência preocupante na população brasileira. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que ele é o tumor maligno mais frequente e corresponde a 30% dos casos.
Ações de prevenções são rotineiras nas unidades
O trabalho desenvolvido nesta semana, à convite do Hospital Evangélico, é mais uma ação que envolve as unidades básicas de saúde na luta contra a doença. Rotineiramente, nas consultas, os médicos já observam possíveis indícios dela e fazem os encaminhamentos necessários.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está vacinando meninos e meninas, com idades entre os 9 e 13 anos, contra o vírus do HPV, que é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero; realiza exames preventivos e de toque das mamas; orienta as mulheres sobre cuidados com o corpo e sinais de alerta sobre os tumores tipicamente femininos e, ainda, mantém um programa de combate ao tabagismo, que é outro fator que leva ao desenvolvimento desse tipo de doença.