Diante dos desafios enfrentados pelas organizações, investir em uma cultura de ética e integridade é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e assegurar desenvolvimento e competitividade. No centro dessa questão aparece a palavra “respeito”, que impacta diretamente a satisfação dos colaboradores e os resultados do negócio.
É por isso que a Unimed Vitória acaba de lançar a campanha institucional “Respeito é cuidado. E cuidado é o nosso compromisso”. Além de estimular a integração entre cooperados, colaboradores e prestadores, o objetivo da campanha é combater a possibilidade de assédios no ambiente de trabalho tanto por meio da conscientização quanto através da construção de um ambiente de confiança para que todos se sintam encorajados a denunciar práticas que vão contra os princípios da maior cooperativa de saúde do Espírito Santo.
“O respeito às pessoas é a base de todas as nossas ações. Valorizamos cada cooperado, cliente, colaborador e parceiro, assegurando que todos se sintam ouvidos e respeitados. Nossa abordagem é centrada no ser humano, promovendo um ambiente onde a dignidade de cada indivíduo é uma prioridade”, explica o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fabiano Pimentel.
A campanha “Respeito é cuidado. E cuidado é nosso compromisso” está no guarda-chuva de ações realizadas no âmbito do movimento “Atitude e Integridade”, que está sendo promovido pela área de Compliance da operadora ao longo de todo o ano entre os mais de 2.700 colaboradores e 2.500 médicos cooperados.
O superintendente de Governança, Riscos e Compliance, Rodolpho Martins Moysés, pontua que, quando se trata de uma cooperativa, o peso da integridade é ainda maior, já que a instituição se apoia na confiança mútua entre os cooperados.
“É preciso que estejamos em constante movimento para mostrarmos aos cooperados e colaboradores os princípios que norteiam a nossa cooperativa. Eles são os nossos pilares. Também precisamos pontuar a existência de um canal de denúncias acessível a todos para a apuração de condutas irregulares”, diz.
Reflexo positivo para os clientes
Aumento de produtividade, redução de rotatividade, melhora na comunicação e fortalecimento da reputação estão entre os ganhos trazidos pelo fortalecimento da cultura de respeito. Para a diretora administrativo-financeira da Unimed Vitória, Norma Louzada, a melhora do ambiente interno também se reflete na melhora do relacionamento e da prestação de serviços aos clientes. Atualmente, a cooperativa possui cerca de 420 mil beneficiários no Espírito Santo.
“Dentro desse arco que envolve a promoção de uma cultura de respeito existe um outro aspecto muito importante, que é o cuidado com as informações, os dados da cooperativa. Quando todos compreendem a relevância das informações e o quanto elas devem ser protegidas, nós garantimos mais segurança aos nossos beneficiários. E confiança é uma das bases do cuidado de excelência que nós oferecemos”.
A diretora de Recursos Próprios , Adriana Botti, afirma que a relação entre médicos e pacientes também deve ser pautada nos mesmos princípios. “A cultura de respeito parte de fora para dentro. À medida que ela se enraiza entre nossos colaboradores, cooperados e prestadores, mais nós conseguimos contribuir para um atendimento humano, seguro e empático. É isso o que nós estamos buscando cada vez mais. Respeitar é cuidar, e cuidar é Unimed Vitória”.