Geral

Universidade capixaba antecipa formatura de alunos de medicina para inscrição no Mais Médicos

A cerimônia de colação de grau e entrega dos diplomas aos formandos, aconteceria no dia 06 de dezembro, porém foi antecipada para a última quarta-feira (21)

Foto: Agência Brasil

Uma universidade particular de Vila Velha adiantou a colação de grau dos alunos do curso de medicina com formação prevista para o fim do ano. A cerimônia de colação de grau e entrega dos diplomas aos formandos, aconteceria no dia 06 de dezembro, porém foi antecipada para a última quarta-feira (21).

A medida foi tomada em razão da abertura de edital para inscrições para participação no programa Mais Médicos, anunciadas na última quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. Podem participar médicos com registros no Conselho Regional de Medicina (CRM) Brasil ou com diplomas validados para atuação em todo o país. 

Com o anúncio do fim do acordo entre Brasil e Cuba sobre o programa Mais Médicos – feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro – mais de 200 médicos cubanos que até então atuavam no Espírito Santo deixarão o país. Para suprir a ausência de médicos, o Governo Federal anunciou a contratação de 213 médicos para atuarem no estado.

Por meio de nota, a universidade informou que a medida respeita todas as normas regimentais internas e também, do Ministério da Educação. A instituição ressalta que todos os trâmites e atividades acadêmicas foram devidamente concluídos e que a antecipação da cerimônia de colação de grau do curso de medicina foi uma decisão da instituição para apoiar os formandos que decidirem se inscrever em programas de residência médicas abertas neste ano e, também, no programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Inscrições prorrogadas

Nesta quinta-feira (22) o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que o prazo para a inscrição de profissionais formados no Brasil no programa Mais Médicos será prorrogado. A mudança deverá ser oficializada até o fim da tarde, com novas datas, informou. Inicialmente, interessados tinham até o dia 25 para fazer a inscrição. A extensão do prazo deverá ser adotada em razão de instabilidade no sistema de inscrição que, de acordo com a pasta, foi alvo de tentativa de invasão por hackers.

O sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura das inscrições para o novo edital. O número é mais que o dobro da quantidade de médicos atuando no país no momento. De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de acessos se mantêm alta como tentativa de derrubar o site.